Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2007 - 11:59

Estudantes de São Carlos e Sorocaba disputam a Formula SAE West, na Califórnia


Competição será realizada de 13 a 16 de junho, pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é filiada.

São Paulo - As duas equipes - V8 e EESC-USP - que ficaram em segundo e terceiro lugares na III Competição SAE BRASIL-Petrobras de Fórmula SAE, realizada em outubro do ano passado, no Rio de Janeiro, irão participar da competição Formula SAE West, que será realizada entre os dias 13 de 16 de junho, em Fontana, Califórnia, nos Estados Unidos.

Na bagagem, os estudantes levam dois carros tipo Fórmula SAE, monopostos projetados e construídos dentro da Faculdade de Engenharia de Sorocaba e da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, ambas do Interior de São Paulo.

Na competição organizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é filiada, as duas equipes brasileiras vão disputar com mais 78 equipes, de 11 países das Américas, Europa, África e Ásia.

A equipe de Sorocaba V8, vice-campeã no Rio de Janeiro, projetou um carro de 230 kg, 10% mais leve que o utilizado em 2006. "Este ano, queremos ficar entre as 10 primeiras equipes colocadas", avisa Fernando Moura, capitão da equipe, que também buscou melhorar o habitáculo do carro para se adaptar às regras da competição na Califórnia.

A mesma estratégia foi adotada pela equipe EESC-USP de São Carlos. Terceira colocada na competição brasileira, a equipe desenvolveu um chassi mais rígido e aprimorou a aerodinâmica, além de alterar os pontos de fixação da suspensão.

A primeira colocada na competição brasileira foi a equipe Fórmula FEI, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, que participou pela primeira vez da Formula SAE, em Michigan, EUA, em maio último. A equipe representou o Brasil e, por problemas mecânicos, alcançou o 66º lugar entre as 132 equipes de nove países que participaram.

Veículos - Nascidos na década de 70, os veículos Fórmula SAE são projetados por estudantes de graduação e pós-graduação de Engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International. Na modalidade, os motores 4-tempos têm cilindrada máxima de 610 cm³ e a construção do veículo deve obedecer às normas do regulamento da competição. Atualmente, a prova é realizada nos EUA, Inglaterra, Alemanha, Japão, Austrália e no Brasil, que passou a integrar o circuito mundial em 2004.

"O projeto Formula SAE é um dos empenhos mais interessantes da SAE BRASIL, pois possibilita ao estudante o convívio com as mais avançadas tecnologias automobilísticas, muito similares às usadas em veículos de maior porte", afirma Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL. Fistarol lembra que, dentro dos objetivos da SAE, o projeto Formula SAE proporciona aos estudantes excelente oportunidade de desenvolver na prática o aprendizado que receberam na sala de aula.

A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrirem as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 4 mil associados e 11 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.

A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos Estados Unidos, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Thomas Edison e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 5 mil normas geradas e mais de 85 mil sócios distribuídos por 93 países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira