Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/05/2010 - 08:09

Pequenas empresas do Rio de Janeiro terão apoio para primeira exportação

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Secex lançam, no próximo dia 28 de maio (sexta-feira), iniciativa que orienta empresários para acesso ao mercado externo.

Rio de Janeiro – Empresas de pequeno porte do Estado do Rio de Janeiro terão acesso mais fácil ao mercado internacional. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis-RJ) e a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), lançam no próximo dia 28 o projeto Primeira Exportação no Estado do Rio de Janeiro, que visa promover a inserção sustentável das pequenas empresas fluminenses no mercado externo.

O acordo de cooperação técnica será assinado durante seminário a ser realizado das 9h às 11h30 no auditório do Banco do Brasil, no Centro do Rio de Janeiro, em que serão apresentadas as estratégias de comércio exterior dos governos federal e estadual. A programação contará com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, e do secretário de Comércio Exterior da Secex, Welber Barral.

Cerca de 130 pessoas são esperadas no evento, entre autoridades estaduais, empresários e representantes das instituições parceiras do projeto – Banco do Brasil, Correios, Sebrae-RJ, Firjan, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Secretaria de Estado da Casa Civil e as universidades Estácio de Sá, PUC-Rio e UCP (Universidade Católica de Petrópolis).

.[ A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo 0800 5700800 ou pelo site www.sebraerj.com.br].

Mais sobre o projeto - Coordenado pela Secex, o Projeto Primeira Exportação tem como objetivo expandir a cultura exportadora e viabilizar a internacionalização das pequenas empresas brasileiras, propiciando aos empresários e empreendedores um acompanhamento de todas as ações necessárias para concretizarem seu primeiro acesso ao mercado internacional. Os principais benefícios são a sistematização do caminho da exportação, com a integração formal das atividades de apoio e o acompanhamento de todas as fases do processo exportador.

O projeto é dividido em seis fases. A etapa inicial prevê a articulação das parcerias, formação do comitê gestor, seleção dos agentes de comércio exterior e assinatura do acordo de cooperação técnica, que está se realizando agora no Rio de Janeiro. Na segunda fase, que começa a partir de junho, será feita a seleção e a avaliação da capacidade de internacionalização das empresas fluminenses.

Numa terceira etapa, serão elaboradas pesquisas de mercado e levantamento de dados estatísticos necessários para conhecer melhor o público-alvo. A quarta fase consiste na adequação de produto e processos, como embalagem, rótulo, cores, tamanho, preço e padronização, e, na quinta e sexta etapas, são utilizadas ferramentas para promoção comercial dos produtos e a venda dos mesmos.

Uma consultoria gratuita, elaborada por um agente de comércio exterior, acompanhará o desenvolvimento de todas as fases do projeto, desde a internacionalização da empresa até a negociação e efetivação da exportação. A metodologia prevê ainda a avaliação dos resultados e de todo o processo pelo comitê gestor, por meio de um Sistema Integrado de Gestão (SIG). Este sistema fornece uma série de facilidades às empresas participantes, como base de dados integrada, produção e compartilhamento de informações e geração de relatórios gerenciais.

Evento- O seminário de lançamento do projeto Primeira Exportação no Estado do Rio de Janeiro será aberto às 9h30 pelo secretário Julio Bueno, que falará sobre “Estratégias para Implantação do Projeto Primeira Exportação no Rio de Janeiro”. Em seguida, após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, haverá palestra do secretário da Secex, Walter Barral, sobre “Estratégias de Comércio Exterior do Governo Federal e Perspectivas para 2010”. Barral destacará as prioridades da chamada ‘Agenda Secex 2010’, que prevê a meta de exportar U$ 168 bilhões este ano. Também será apresentado o projeto Secex Digital, que permite a consulta eletrônica aos processos de comércio exterior em tramitação na secretaria.

No Rio de Janeiro, o governo estadual desenvolve o Programa Rio Expoint, que prevê políticas públicas para ampliar a inserção do Rio de Janeiro no comércio internacional. Coordenado pela Sedeis, em parceria com o MDIC, o programa visa oferecer atendimento técnico e consultivo especializado em comércio exterior, incluindo capacitação de mão de obra e adequação tecnológica, dentre outras ações. Como parte do Rio Expoint, são realizados cursos de introdução ao comércio exterior para empresas interessadas em exportar. Este ano já foram capacitados empresários de Petrópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana fluminense.

Ao final, o diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento de Comércio Exterior (Depla) da Secex, Fábio Martins Faria, fará uma apresentação sobre o Projeto Primeira Exportação para os participantes, abordando metodologia, etapas e sistema de gestão. A programação contará ainda com a presença de representantes das entidades parceiras do projeto, que compõem o comitê gestor e assinarão como testemunhas no acordo de cooperação entre a Sedeis-RJ e o MDIC.

Iniciativa e Desenvolvimento – Durante o evento, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) apresentará a palestra “Iniciativa Direito e Desenvolvimento: o impacto do marco jurídico no desenvolvimento econômico brasileiro”. A iniciativa é coordenada pela Secex e pela ABDI e consiste na realização de debates sobre como o ambiente jurídico nacional pode impactar o esforço do país para se consolidar num novo patamar de competitividade da economia mundial. Participam desse trabalho diversos órgãos do governo federal, dentre os quais os ministérios do Planejamento, da Justiça, das Relações Exteriores e a Casa Civil, além do Conselho Nacional de Justiça, representantes da sociedade civil e do meio acadêmico.

.[ Lançamento do Projeto Primeira Exportação no Estado do Rio de Janeiro, dia 28 de maio, das 9h às 11h30min, no Auditório do Banco do Brasil – Rua Professor Lélio Gama 105, 21º andar, Centro, Rio de Janeiro/RJ | Inscrições: Gratuitas, pelo telefone 0800 5700800 ou pelo site www.sebraerj.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira