Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/05/2010 - 08:15

Redução de IPI contribui para qualidade de obras populares

Menos imposto faz construtores optarem por selantes de silicone, produto mais aderente e mais durável.

A medida de redução do IPI (imposto sobre produtos industrializados) sobre o material de construção, cuja duração foi prorrogada de junho para dezembro de 2010, repercute, num maior acesso a novas tecnologias de construção para todos os segmentos da sociedade, agregando valor às obras. A constatação é da Comissão Setorial de Silicones da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) a partir da percepção de que as vendas de selantes de silicones vem aumentando desde que o IPI incidente sobre o produto caiu de 10% para 2%, em março de 2009.

“Os selantes de silicone eram aplicados majoritariamente em construções de mais alto valor, mas a redução do imposto fez com que a relação entre custo e benefício tornasse o produto mais competitivo”, afirma Lucas Freire, coordenador da Comissão Setorial de Silicone da Abiquim. Para os representantes da Comissão, o aumento das vendas dos selantes de silicones, demonstra o quanto a redução do IPI é positiva para o setor de construção e, principalmente, para o consumidor final, que acaba tendo uma casa mais bem construída e com um perfil estético superior.

De acordo com as explicações de membros da Comissão, os selantes de silicone são chamados de terceira geração porque representam uma ruptura tecnológica em relação aos selantes anteriores. Estes produtos têm como características uma maior capacidade de vedação e durabilidade e são mais resistentes a intempéries e a variações de temperatura, além de atenderem ao compromisso ambiental da atualidade por não produzirem resíduos. Por tudo isso, aplicações de silicone exigem menos manutenção ao longo do tempo, o que resulta em economia no longo prazo e aumento do bem-estar.

Selantes de silicone podem substituir diversos produtos tradicionalmente usados em rejuntes de sanitários e cozinhas, bordas de pias e banheiras, azulejos e pisos, oferecendo uma vedação muito mais eficaz. Eles também são mais compatíveis do que outros produtos com o vidro e são ideais para vedação de janelas, portas de vidro, boxes etc.

Comissão de Silicone da Abiquim - A Comissão Setorial de Silicones foi criada em 2000 para difundir conhecimentos sobre os benefícios da tecnologia do produto, promover sua imagem e defender políticas de investimento que incentivem a indústria brasileira. O mercado de silicone no Brasil é estimado em cerca de US$ 200 milhões por ano. A Comissão é composta por três grandes produtores mundiais: Dow Corning, Bluestar Silicones e Wacker.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira