Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2010 - 08:10

Aptech Computer Education Brasil anuncia plano de expansão no país

Unidade brasileira da companhia indiana pretende abrir 75 centros de treinamento em TI até 2014. Iniciativa deverá reduzir déficit de profissionais capacitados no mercado.

Belo Horizonte — A Aptech Computer Education Brasil, empresa sediada em Belo Horizonte (MG) que oferece capacitação em TI com know-how indiano, anunciou recentemente seu plano de expansão no país. Com o objetivo de seguir o mesmo ritmo de crescimento da Aptech Computer Education no mundo — hoje são cerca de mil centros de treinamento, em mais de 35 países, e 5 milhões de estudantes já formados e encaminhados ao mercado de trabalho —, a unidade brasileira da companhia planeja abrir franquias em todas as regiões do Brasil, de acordo com a demanda local. Brasília, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro são as cidades que se mostraram mais interessadas em abrir a primeira franquia.

No Brasil para consolidar esse projeto, o vice-presidente internacional da Aptech World Wide, Rajiv Kumar, afirma que o objetivo é ter, até 2014, 75 centros de treinamento no país. “Nossa ideia é colaborar para a redução do déficit de profissionais no mercado de TI brasileiro, oferecendo curso de excelência na área de engenharia de software”, diz.

O principal programa de educação tecnológica da companhia é o Aptech Certified Computer Professional (ACCP), curso prático com duração de três anos e conteúdo que segue a metodologia padronizada pela Aptech indiana. Os módulos se dividem entre: criar e desenvolver website profissionais, desenvolver programas e aplicações avançadas, utilizando Java, uma das linguagens de programação mais requisitadas atualmente, ou tecnologia .net, a linguagem para internet da Microsoft (primeiro ano); desenvolver aplicativos por meio de plataformas livres (open source), aliando alto benefício e baixos custos para a empresa ou empregador (segundo ano); gerenciar projetos e equipes de desenvolvimento de sistemas com metodologia de testes e análise de qualidade, além de configurar e administrar ambientes completos de redes para plataforma Microsoft ou analisar e desenvolver projetos para bancos de dados de alto desempenho —DBA Oracle (terceiro ano).

O principal público do curso é composto por jovens entre 17 e 24 anos, com ensino médio concluído, e universitários ligados à área de informática. “Trata-se de uma forma de complementar o curso superior aprimorando as habilidades técnicas, de produção, de desenvolvimento e de programação”, afirma o CEO da Aptech Computer Education Brasil, Pedro Cunha.

O executivo enfatiza que a intenção do curso não é competir com as universidades. “As aulas não substituem o conteúdo ensinado nas faculdades. Elas se concentram em técnicas e práticas direcionadas totalmente ao mercado de trabalho. Tanto que o aluno é preparado de forma escalonada. A cada semestre, ele se torna apto a executar novas funções”, explica. Ao final do terceiro ano, o certificado ACCP — de reconhecimento internacional— é entregue, quando o aluno está capacitado para realizar as provas de certificações mais requisitadas no mundo.

Franquia - De acordo com Rajiv Kumar, a abertura de novos centros de treinamento no Brasil se dá em um momento no qual a tecnologia da informação ganha espaço significativo em todas as organizações. “A escassez de mão de obra no segmento é muito grande. Por isso, especialmente agora, formar profissionais é um ponto vantajoso tanto para o mercado, que tem dificuldade em preencher vagas na área (webdesigner, administrador de banco de dados, analista de sistemas, engenheiro de software, entre outras), quanto para quem pensa em abrir uma franquia da Aptech.”

O perfil de investidor que a companhia pretende atrair é o empreendedor com interesse de investir no setor de educação e/ou tecnologia. Como explica o CEO da Aptech Brasil, Pedro Cunha, o cuidado na hora de selecionar o franqueado será feito com base nos mesmos critérios da matriz indiana. “Não adianta entregar a oportunidade de investimento a uma pessoa que não consiga acompanhar a dinâmica do segmento. O ideal é que o negócio seja desenvolvido por quem gosta desse campo e compreenda o quão importante é o papel de formar profissionais para o Brasil e o mundo. É preciso que o investidor abrace a nossa ideia: oferecer para o mercado brasileiro o melhor profissional desse setor”, explica.

O apoio da companhia ao fraqueado é contínuo. Desde o início, existe o auxílio na formulação de plano de negócios, escolha do local, revisão de planos de reforma, seleção e treinamento de professores, sinalização externa e especificações de equipamentos. “Executamos um programa de treinamento. Mostramos ao investidor como selecionar e treinar a equipe, como gerenciar a empresa e como usar nosso portal do centro de gerenciamento on-line”, diz Cunha.

Perfil- A Aptech Computer Education é uma das marcas da Aptech World Wide, empresa fundada na Índia em 1986 que, além de líder mundial em instrução para a indústria de TI, possui outras marcas como Arena Multimedia – treinamento em animação e multimídia; N-Power – programas certificados de hardware e redes; e Avalon Academy – treinamento em aviação, hospitalidade, viagens e turismo.

A Aptech World Wide já ganhou cerca de 30 prêmios, entre os quais estão o Top TIC Vietnam 2009 Cup & TIC 2009 (medalha de ouro pelo 7 º ano consecutivo); Top Empresas de Formação de Produto Global [SalesTrainingIndustry.com]; Indira Índia Innovation Award 2008; e outros concedidos pela Indian Franchising Awards 2008.

Hoje, o faturamento global da Aptech World Wide é de US$ 100 milhões. Apenas na Índia a receita é de US$ 50 milhões. Presente nas bolsas de valores National Stock Exchange e Bombay Stock Exchange, ambas na Índia, a companhia também é líder na área de capacitação em TI na China, no Vietnã e na Nigéria.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira