Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2010 - 08:26

Brasil e Venezuela firmam acordos bilaterais em desenvolvimento estratégico e petrolífero

A parceria estratégica vai explorar o know-how das instituições brasileiras para aprimorar o desenvolvimento social no país vizinho.

Uma série de acordos de cooperação entre o Brasil e a Venezuela foi assinado no dia 27 de maio (quinta-feira), em Caracas. A parceria visa o desenvolvimento estratégico na região e a cooperação em assuntos variados, como exploração de petróleo, pesquisas econômicas e construção de moradias para a população de baixa renda. Segundo informou Chávez, a parceria foi acertada com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva na recente visitado venezuelano ao Brasil.

A reunião que selou a aliança estratégica foi realizada no Palácio de Miraflores, sede do governo venezuelano, onde o presidente Hugo Chávez recebeu a delegação brasileira, composta por representantes da Caixa Econômica Federal, do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Um memorando de entendimento foi firmado entre o Ipea e o Ministério do Poder Popular para Relações Exteriores da Venezuela com o objetivo de estabelecer mecanismos de cooperação entre os dois países, com vistas ao monitoramento dos planos de desenvolvimento integrado no âmbito da aliança estratégica binacional. “Nunca antes na história dos nossos países tivemos uma relação tão profunda, importante e útil”, ressaltou o chanceler venezuelano, Nicolas Maduro.

Os acordos fazem parte do novo modelo de desenvolvimento integral que vem sendo implementado no país vizinho por Chávez, e prevê, entre outras coisas, a criação de um órgão de pesquisa econômica. “Estamos com a firme intenção de criar um instituto parecido com o Ipea para implementar ações conjuntas na realização de estudos e pesquisas aplicadas,” afirmou Chávez.

A Caixa Econômica Federal também firmou parceria com o Banco da Venezuela. O objetivo é democratizar o acesso dos venezuelanos aos serviços bancários, aos moldes da bancarização promovida no Brasil pelo governo federal nos últimos anos. O acordo inclui ainda a cooperação no setor de urbanização e moradias populares.

Na área de energia, o ministro do Poder Popular para Energia e Petróleo da Venezuela, Rafael Ramírez, e o chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, embaixador Samuel Pinheiro, assinaram compromisso de acompanhamento e assessoria em planejamento territorial para a exploração da Bacia Petrolífera do Orinoco e de infraestrutura gasífera do Golfo de Paria.

“A faixa de Orinoco é o motor venezuelano do século XXI. Ela será a grande locomotora do novo modelo de desenvolvimento, por isso é muito importante estudar seu potencial,” ressaltou o ministro venezuelano.

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também esteve representado no encontro em Caracas. O banco vai participar do financiamento de obras de infraestrutura, projetos habitacionais e apoio ao desenvolvimento industrial da Venezuela.

Chávez destacou a importância da parceria estratégica com o Brasil e o governo do presidente Lula, que tem representado avanços significativos no campo social para os venezuelanos. “Graças à generosidade, aos acordos e ao trabalho conjunto com o presidente Lula da Silva. São dois países que nasceram para estar juntos. Apenas unidos seremos livres”, afirmou Chávez.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira