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29/05/2010 - 09:36

Simple Brasil promove o social media do Álbum da Copa 2010

Agência utiliza ferramentas sociais e alavanca marketing do álbum.

Ações promovidas mudaram o comportamento dos colecionadores no país, tanto que as redes sociais foram consideradas com um dos pilares da febre pela busca das figurinhas

A agência Simple Brasil, responsável pelo social media do “Álbum Oficial da Copa do Mundo (FIFA) - África do Sul”, apostou na força das redes sociais como o twitter, para alavancar, ainda mais, o sucesso da edição 2010, paralelo às ações de marketing da Panini do Brasil. São cerca de 16.600 seguidores no perfil @torcidapanini e a palavra-chave #albumdacopa atingiu a marca de quase 1 milhão de visualizações/dia e, se tornou um dos assuntos mais comentados do microblog nos meses de abril e maio.

“Montamos uma estratégia chamando jovens formadores de opinião e com grande influência na web para colecionar o álbum. A estratégia era focar num público que não tinha o hábito de colecionar, uma vez que o colecionador convencional compraria de qualquer jeito. Focamos também em mulheres e adolescentes para criar um modismo neste segmento”, explica Sadao Futaki, diretor de criação da Simple Brasil.

A decisão de trabalhar com redes sociais foi idealizada a partir da visão promissora captada pelo diretor de Marketing da Panini do Brasil, Márcio Borges. O executivo chama atenção para o Twitter, Facebook, Orkut que fomentou a tradição dos álbuns de figurinhas no país.

A Panini aguardou para tomar decisões antenadas às redes sociais, pois tinha intenção de utilizar a Copa do Mundo como centralizadora de uma das grandes paixões do mundo: o futebol. Além do grande potencial da troca de figurinhas pela internet. A base da estratégia de lançamento é volátil e a Panini deixou o planejamento de Social Media aberto para possíveis adaptações e mudanças de atitudes comportamentais de seus consumidores.

O twitter oficial do álbum da Copa (@torcidapanini) promove diariamente concursos e promoções relacionados ao Mundial e distribui 50 pacotes (ou 250 figurinhas) para quem acertar primeiro a pergunta, além de álbuns completos entre outros prêmios. Parte das perguntas é elaborada por jornalistas e apresentadores de programas esportivos que também utilizam o twitter como ferramenta de comunicação.

Futaki afirma que a Panini teve visão ao contratar uma agência especializada em Social Media para trabalhar o álbum. As ações promovidas mudaram o comportamento dos colecionadores, tanto que as redes sociais foram consideradas como um dos pilares da febre das figurinhas.

“Mudamos o comportamento do colecionismo no Brasil, antes restrito apenas a um grupo de colecionadores fiéis. Hoje crianças, adultos, jovens, homens e mulheres fazem parte desta “mania”. Isso abrirá portas para os futuros produtos da linha Panini, como álbuns de seriados, do Campeonato Brasileiro, entre outros”, finaliza o publicitário que também é diretor de tecnologia do Portal Xcambo e da recém-criada Confederação Brasileira de Esportes Eletrônicos (CBEE).

A Agência – Com oito anos no mercado, a Simple Brasil surgiu a partir de um grupo de jovens que trabalharam em grandes portais como Globo.com e IG com o intuito de levar inovações e criar projetos com grande número de acessos para agências e empresas. Foi a primeira agência digital no Brasil a colocar no ar em 2006, um site com padrão web 2.0 (Cliente Kelloggs Brasil). Para o Giraffas, criou uma nova regra online para restaurantes da rede, através de um concurso de vídeo baseado em tecnologia própria de captura e envio de imagens. Em 2009 a agência foi premiada, em parceria com a agência Live AD. Criou o hotsite para o lançamento da minissérie Capitu da Rede Globo e esta ação do site Mil Casmurros conquistou o Leão em Cannes, na categoria PR.

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