Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2010 - 10:03

Empresas brasileiras buscam negócios em outsourcing no Japão

Com o apoio da SOFTEX e da Apex Brasil, missão comercial participará do Gartner Outsourcing Summit 2010, em Tóquio

São Paulo- Três empresas integram a missão comercial brasileira que participará nos dias 31 de maio e 1º de junho do “Gartner Sourcing Summit 2010”, em Tóquio, no Japão: Ci&T Pacific, Fundação ATECH e IMTECH. A iniciativa faz parte do Projeto Brazil IT (PSI-SW), desenvolvido em parceria pela SOFTEX (www.softex.br) e pela APEX-Brasil (www.apexbrasil.com.br). Apresentando-se sob a marca Brasil IT+, que representa internacionalmente o setor de TI nacional, as companhias brasileiras contarão com um estande coletivo para a apresentaç ão de seus serviços e soluções.

Nesta edição, que deverá receber mais de 300 visitantes, os analistas do Gartner Japan discutirão com os executivos japoneses as estratégias de outsourcing no cenário de incertezas da economia global, as vantagens e as deficiências no global sourcing e as respostas dos novos players às necessidades e às exigências locais. Com o mercado em franco processo de recuperação, as empresas japonesas tomadoras de serviço de software buscam realinhar as suas estratégias, observando modelos flexíveis que possam atender rapidamente às suas necessidades.

Segundo maior mercado de TI do mundo, a importância do Japão para as empresas brasileiras de TI é reconhecida pela SOFTEX desde 2001, quando teve início o trabalho de aproximação comercial. Nos últimos anos tem sido crescente o número de casos de sucesso de organizações nacionais ganhando espaço no mercado atendendo a projetos completos por demanda, desenvolvendo sistemas especialistas, atuando na área de testes de software, gestão de servidores e, na maioria dos casos, fazendo valer a diferença de fuso 12 horas entre os dois países, um grande diferencial competitivo.

É o caso da IMTECH (www.imtech.com.br), que opera naquele país desde 2006 prestando serviços off-shore de desenvolvimento de sistemas client-server, em ambientes heterogêneos e com cobertura plena nos idiomas japonês e inglês. A companhia já realizou trabalhos de outsourcing para a China, Índia, Nova Zelândia, Japão e Estados Unidos. “Nossa expectativa para o evento é abrir novas oportunidades de negócios e liderar as exportações de serviços de TI para a Terra do Sol Nascente”, destaca Isamar Maia, diretor da IMTECH.

Outro exemplo de sucesso é a Ci&T Pacific, resultado da joint-venture firmada entre a brasileira Ci&T (www.cit.com.br) e a japonesa Roccoco. A companhia conta com o suporte de escritórios em Tóquio e Osaka e com um centro de desenvolvimento na China, já atendendo a três clientes que integram a lista Global Fortune 500. “Participando do Gartner Summit esperamos ganhar maior exposição no mercado Ásia-Pacífico, iniciar relacionamentos que possam se transformar em parcerias de longo prazo e apresentar a nossa competência e o trabalho que temos desenvolvido para algumas das empresas mais conceituadas do mundo”, diz Bruno Guiçardi, diretor de operações da Ci&T.

“Nossas empresas mudaram o seu comportamento em relação ao mercado japonês e entenderam a importância de atuar com unidades locais próprias e próximas aos seus clientes para poder discutir diretamente as necessidades. O Gartner Sourcing Summit não é apenas uma oportunidade para mostrarmos a nossa capacidade, mas também para conquistarmos a confiança dos empresários japoneses em relação à nossa vontade de investimento e ao nosso comprometimento com o mercado local”, conclui Hélio Ciffoni, consultor da SOFTEX no Japão.

SOFTEX (www.softex.br) – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX) é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Exportação do Software Brasileiro – Programa SOFTEX, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). As seguintes diretrizes pautam o trabalho da SOFTEX: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software; capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes pú ;blicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O “Sistema SOFTEX” reúne mais de 1.600 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede de agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da SOFTEX contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinnee, Apex-Brasil, ANPROTEC, ASSESPRO, BID, BNDES, CNI-SENAI, CNPq, Fenadados, Fenainfo, FINEP, Frente Parlamentar de Informática, MCT/SE PIN, MDIC, SBC e SEBRAE.

APEX-BRASIL (www.apexbrasil.com.br) - A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) é um órgão governamental que tem a missão de promover as exportações dos produtos e serviços do país e contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras. A Agência trabalha para aumentar o número de empresas exportadoras, agregar valor à pauta de produtos exportados, consolidar a presença do país em mercados tradicionais e abrir novos mercados no exterior para os produtos e serviços nacionais. Atualmente a Apex-Brasil apóia 50 setores da economia brasileira, entre os quais o de software. A Agência trabalha a imagem desses complexos produtivos por meio de amplas ações de marketing e divulgação junto a empresários e consumidores em mercados com forte potencial comprador. Anualmente, apóia a participação de empresas brasileiras em mais de 600 eventos – tanto no Brasil quanto no exterior.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira