Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2010 - 10:03

Apex-Brasil e CNI inauguram escritório em Bruxelas

Escritório 'Brazilian Business Affairs' vai atuar no relacionamento com instituições como o Parlamento Europeu, em busca de avanços na relação comercial com a União Europeia.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) inauguram, no dia 2 de junho, seu escritório conjunto em Bruxelas, Bélgica. Estrategicamente localizado na cidade-sede da União Europeia, o escritório 'Brazilian Business Affairs' servirá de base para ações de relacionamento político-econômico junto a instituições e órgãos da União Europeia, visando acompanhar suas tendências e deliberações, e tendo um papel ativo diante das decisões que possam impactar as exportações de bens e serviços brasileiros para países europeus. Um dos principais entraves ao fluxo de comércio entre o Brasil e os países da União Europeia são as barreiras técnicas, que impõem exigências de especificações técnicas de produto e metodologias de controle e rastreabilidade de cadeia produtiva. Com o suporte do escritório, será possível atuar no sentido de amenizar os efeitos das atuais políticas comerciais da UE para os setores industriais brasileiros, além de identificar possíveis novas medidas de consequências negativas ao fluxo de comércio Brasil-União Europeia.

"O cenário atual gera uma perspectiva de crescimento econômico restrita na Europa e a tendência é de que o fluxo de comércio torne-se ainda mais vulnerável a restrições técnicas e outras barreiras", explica o presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira. "Com este escritório queremos atuar proativamente, reforçando a atuação do Brasil frente a instituições como o Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia, em busca de uma situação mais favorável aos interesses do empresariado e desenvolvendo possibilidades de dinamizar os fluxos de comércio", completa.

Segundo o Diretor Executivo da Unidade de Comércio Exterior da CNI, José Augusto Coelho Fernandes, o escritório vai operar com base em planos de trabalho que serão estabelecidos pela indústria e pela Apex-Brasil. A CNI deve criar um núcleo de técnicos e empresários para definir essa agenda. "Ao atuar com base em planos de trabalho e na agenda que definiremos no Brasil, o escritório tratará de assuntos diversos. Todas as áreas de atuação da CNI poderão ser beneficiadas, como comércio exterior, negociações internacionais, infraestrutura e meio ambiente, por exemplo", diz o executivo.

A atuação em cooperação com a CNI é importante para que técnicos responsáveis pela elaboração e prática das políticas industriais brasileiras possam ter contato com os trâmites parlamentares da União Europeia e entender melhor os trâmites políticos e elaboração de normas comerciais. "É uma ação que gera um impacto muito positivo para o Brasil, pois transfere inteligência e auxilia na elaboração de estratégias de atuação para os setores da indústria de nosso país", avalia Alessandro Teixeira.

Isso, na avaliação de José Augusto Coelho Fernandes, é importante especialmente neste momento em que a Comissão Europeia retoma as conversas visando a integração comercial entre a União Europeia e o Mercosul. As negociações foram iniciadas em 1999 e estavam suspensas desde 2004 por causa do impasse gerado com as tarifas que protegem a produção agrícola europeia. "O escritório adquire importância imediata com a reabertura das negociações", reforça Coelho Fernandes.

A inauguração ocorre às 11h do dia 2 de junho, na Avenue des Arts, 19 A/D, B-1000, em Bruxelas, com a presença do Diretor de Negócios da Apex-Brasil, Maurício Borges, do vice-presidente da Firjan e representante da CNI, Carlos Mariani Bittencourt, e do embaixador e chefe da Missão Brasileira na Comissão Europeia, Ricardo Neiva Tavares.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira