Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2010 - 10:10

Aplicação do EPS na construção civil é destaque na Construnorte 2010

Muito difundido nos EUA e Europa, produto proporciona grandes vantagens.

São Paulo (SP) - A aplicação do EPS na construção civil é um dos destaques da Feira da Construção do Amazonas - Construnorte, maior mostra da construção civil do Norte do Brasil, que teve início ontem, dia 27, e termina no 30 de maio, em Manaus (AM). O produto, conhecido como Isopor®, vem sendo cada vez mais utilizado nos projetos de habitação do país e nos modernos sistemas construtivos, principalmente pelas vantagens e benefícios que proporciona, como isolamento térmico, menor peso, facilidade de aplicação e por ser 100% reciclável. Com isso, o seu uso tem crescido muito nos últimos dois anos e também no primeiro trimestre de 2010.

No Brasil, a utilização na construção civil começou em meados da década de 90, mas somente nos últimos anos, com o desenvolvimento de sistemas construtivos modernos, é que a sua adoção ganhou importância e relevância. Um dos projetos pioneiros no Norte/Nordeste do Brasil foi a construção do Complexo Hoteleiro de Sauípe, de cinco unidades, nas quais foram usados 12.600 m³ de EPS no revestimento das paredes e das lajes trelicadas. Os painéis foram feitos em uma linha de montagem e depois colocados um sobre os outros como uma granade estrutura de montar.

Segundo Arnaud Piroëlle, gerente de marketing na BASF e porta-voz da comissão setorial de EPS da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), o setor da construção civil utiliza cada vez mais o produto e representa hoje o mercado de maior potencial de crescimento do EPS no Brasil, com consumo de 40% de todo o volume produzido – cerca de 60 mil toneladas em 2009.

“No primeiro trimestre deste ano o crescimento foi de 20% em relação ao ano passado, principalmente pela aplicação nos novos empreendimentos imobiliários. A previsão é atingir 27 mil toneladas em 2010 só na construção civil”, explica o executivo.

Segundo estudos recentes, até 2016, a perspectiva no Brasil de demanda de imóveis será de cerca de 10 milhões de habitações para atender ao crescimento, sobretudo da Classe C. Devido à maior facilidade e disponibilidade de crédito imobiliário, os compradores deverão optar por imóveis novos, que utilizam sistemas construtivos modernos com materiais como o EPS no revestimento interno e em sua estrutura.

Redução de custos, melhor isolamento térmico e 100% reciclável.

Largamente utilizado nos mais diversos setores, como os de embalagens industriais, artigos de consumo (caixas térmicas, pranchas, porta-gelos), indústria automobilística e na agricultura, o EPS é leve, resistente, 100% reciclável e tem características muito favoráveis, que permitem grande economia de material, mão de obra e tempo.

Sua aplicação mais difundida no mundo está na construção civil, inclusive em estradas e pontes. Constituído em volume de até 97% de ar e apenas 3% de poliestireno, os produtos finais de EPS não contaminam o solo, a água e o ar, são inodoros, totalmente reaproveitáveis e podem voltar à condição de matéria-prima. Comprovadamente um material isolante, sua aplicação na construção proporciona economia de energia de até 30%, segundo estimativas de empresas do setor.

Aplicado em lajes pré-fabricadas, coberturas e paredes tem como principais vantagens a resistência à compressão de 1.000 a 2.000 kg/m2; possibilita obter grandes vãos e altas sobrecargas nas lajes; economia no transporte e fácil manuseio, com redução de até 50% no tempo de montagem.

A produção mundial de EPS hoje é de cerca de 5 milhões de toneladas/ano, com destaque para a Ásia, com consumo de 2 milhões, Europa, um milhão e os Estados Unidos, com 700 mil toneladas. Nos mercados norte-americano e europeu a construção civil é o principal setor de aplicação. O Brasil representa 1% do mercado global e tem grande potencial de expansão em segmentos como construção civil e setores de embalagens e automotivo.

Construnorte 2010 - Com o tema “Reciclando, descarbonizando e construindo o futuro da Amazônia”, a Construnorte 2010 tem a expectativa de atrair 40 mil pessoas durante as exposições. São 124 estandes, distribuídos em um espaço de mais sete mil metros quadrados, incluindo o pavilhão, plenária e também, pela primeira vez, o salão de vidros do Studio 5, em Manaus.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira