Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2010 - 10:26

Fecoop-Sulene traça em Alagoas estratégias para próximo biênio


A organização e Sindicato das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/AL) sediou ontem a assembleia ordinária da Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina e Minas Gerais (FECOOP/SULENE). Em debate estavam as novas ações estratégicas para promover o movimento sindical dentro do cooperativismo e a avaliação das ações planejadas até o momento.

Para o presidente da OCB/AL, Marcos Rocha, o movimento sindical dentro do cooperativismo já avançou bastante, mas muito ainda deve se fazer para que as cooperativas ampliem seus conhecimentos e passem , por exemplo, a recorrer ao sindicato no processo de negociação de reajuste, ou os chamados acordos coletivos. “Vivemos um momento de importantes decisões, temos seguir com cautela e montar estratégias claramente eficazes”, opinou.

Dentre as estratégias levantadas o presidente da oCB/AL destacou o levantamento do quadro social para que cada unidade sindical trabalhe de acordo com a realidade de seu estado. “Esse levantamento fidedigno fará com que conhecemos a particularidade de cada cooperativa filiada facilitando a atuação conforme características próprias”, frisou.

O presidente da Fecoop/Sulene, Orlando Colavolpe, também presidente da OCEB/BA, destacou que as diferenças entre os membros da federação não dificulta o desenvolvimento das atividades, pelo contrário, enriquece os debates levantando situações diversas. “Sabemos que alguns estados possuem melhores condições que outros e isso promove um intercambio cultural. Buscamos nivelar todos por cima e superar as adversidades”, ressaltou.

Sobre o papel do sindicalismo dentro da filosofia cooperativista, Colavolpe fez questão de ressaltar que o objetivo é um só, promover a sustentação do sistema cooperativista. “O sindicalismo no Brasil possui hoje poder de decisão. Precisamos aprimorar e aperfeiçoar nosso sistema sindical gerando benéficos para todos os participantes”.

Além do presidente da OCB/AL Marcos Rocha, da superintendente do Sescoop/AL, Márcia Túlia Pêssoa, do assessor jurídico da OACB/AL João Carlos Ramiro e do presidente da Fecoop/Sulene Orlando Colavolpe, participaram da assembléia, o superintendente da OCB/ES Carlos André Santos (ES, Gleci Rugan (ES), José Alberto Batista (BA), Esthério S. Calnago (ES), Willian Bicocho (MG), Roberto Viana Cardoso, (MG), Paulo Roberto Cardoso (MG), Ronaldo Sculato (MG).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira