Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/05/2010 - 13:50

Lixo para uns, tesouro para outros


As jóias sustentáveis da designer Silvia Blumberg misturam ouro, prata, diamantes e esmeraldas a cimento e sobras de tijolo. Ela começou a carreira como assistente social, participou de diversos programas de desenvolvimento comunitário, saúde e educação. Mais tarde migrou para vendas, estudou design de jóias e gestão em moda. Mas a solidariedade nunca saiu do seu caminho. A carioca Sílvia Blumberg hoje se dedica a criação de jóias e, sempre que possível, une seu talento artístico a causas sociais. No início de 2009, sensibilizada pelas confecções que perderam centenas de camisetas durante as enchentes de Santa Catarina, no sul do país, Silvia juntou-se ao projeto Solidariedade Empresarial, que uniu órgãos do governo e empresas privadas no lançamento de uma campanha de «aproveitamento das centenas de camisetas enlameadas, que foram lavadas e receberam um logo criado pessoalmente por Silvia. A venda das camisetas foi revertida para compra de matéria-prima e maquinários novos para as confecções prejudicadas pelas enchentes.

Mas sua preocupação ambiental não parou mais. Pesquisando sobre a sobra de material poluente nas obras espalhadas pela cidade, a designer percebeu a riqueza de alguns destes resíduos e, com criatividade de sobra experimentou usá-los em suas jóias, misturando ouro, prata, diamantes e esmeraldas ao cimento e ao pó de tijolo. O resultado ? Peças fantásticas e sofisticadas no melhor estilo High Low. Assim nasceu a coleção Canteiro de Jóias, que Silvia Blumberg apresenta no Casa Cor São Paulo, no espaço da Gharimpeira, projetado pela arquiteía Daniela Colnaghi para receber joalheiros nacionais e internacionais, de 25 de maio a 13 de julho, no Jockey Clube de São Paulo. "Obedecer a regulamentos para prevenir enchentes não faz parte da cultura da nossa população e governantes e embora â legislação brasileira diga que toda área construída deve ter uma área livre de cimento para que a água das chuvas possa escoar, na prática muitas vezes isso não ocorre. Por isso, os bueiros ao redor entopem com as enchentes e o caos está instalado, como vimos recentemente acontecer em Santa Catarina, Angra dos Reis, Niterói e outras regiões do país ." - diz Silvia Blumberg.

A designer também estará, à convite do SEBRAE-RJ, no espaço coletívo Jóia Carioca, no Rio-À-Porter, que acontece de 29 de maio a l de junho no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, apresentando seu trabalho sustentável. Silvia estará presente a coleção Canteiro de Obras, mas criou também dois pingentes especialmente para o evento: o homem-livro e o homem-bonsai. Nas peças, ela substituiu a cabeça do homem por um livro e por um bonsai, homenageando a literatura, tema do espaço do SEBRAE. O objetivo da designer com as peças é mostrar que a leitura e a reflexão são as melhores formas de abrir a mente humana para as preocupações com o meio ambiente e com o próximo.

[O Rio -À-Porter e Fashion Rio acontecem até o dia 1º de junho (terça-feira) , das 10h às 22h, no Píer Mauá, Rua Rodrigues Alves s/nº, Rio de Janeiro].

. [Acompanhe o evento através de um clique no banner lincado neste canal de Moda & Beleza do Portal Fator Brasil].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira