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01/06/2010 - 09:45

Algoritmos ao alcance de todos

AlgoTrader já vem de fábrica pré-configurado e dispensa programadores. Produto diminui o custo da corretora e torna acessível o sistema para corretoras e investidores.

A CMA é a única empresa que possui os algoritmos pré-programados e os que podem ser programados pelo cliente.

Uma forte tendência para o mercado da BM&FBovespa será o uso em larga escala da negociação em alta freqüência (HTF High Frequency Trading). Na mesma direção está o uso dos algoritmos, programação pré-formatada que permite a compra e venda de ações através de um sistema automatizado. É basicamente um robô operando sob o comando do ser humano. Para nós termos uma melhor noção do impacto da tecnologia, atualmente, nos EUA, quase 70% do volume negociado no mercado a vista e 40% do mercado futuro é realizado via algoritmos.

No Brasil, este número não chega a 10%. Porém, este é o indicativo do tamanho do mercado nacional a ser explorado em um futuro próximo, tanto que, a BM&FBovespa está aumentando a sua capacidade, para receber até 3 milhões de negócios na Bovespa e 400 mil na BM&F por dia.

Bancos e corretoras já perceberam as vantagens de ofertar aos seus operadores próprios e clientes, mas nem todos possuem a estrutura profissionais especializados neste tipo de programação, o que é fundamental, pois um erro pode significar a perda de milhões em alguns minutos. Estes sistemas realizam diferentes estratégias de negociação eletrônica para cada especialidade, que podem ser totalmente parametrizadas pelo usuário. Os benefícios vão desde a drástica redução de erros humanos nas operações até um forte aumento da lucratividade das operações decorrente da otimização dos momentos de execuções de ordens no mercado.

A CMA, principal fornecedora de tecnologia de negociação eletrônica para o mercado financeiro nacional e presente em 35 países, atenta a esta tendência de mercado, acaba de lançar dentro de sua família de produtos CMA Algo Server, o sistemas Black Box de algoritmos. Através destes produtos pré-formatados (Best Offer, TWAP, VWAP, Volume Participation, Spread Maker), as corretoras podem adquirir o sistema e começar a usá-lo instantaneamente, sem a necessidade de um especialista em programação para configurá-los. “Não será uma opção para o mercado financeiro adotar ou não os algoritmos. Os clientes exigirão de suas corretoras para poderem operar de forma competitiva nos mercados local e internacional. Nós estamos focados em facilitar a adoção desta nova tecnologia pelas corretoras brasileiras” explica Raphael Juan, gerente de Produtos DMA da CMA.

Todos os produtos AlgoTrader foram criados para suprir as maiores necessidades dos investidores. Por exemplo, a ferramenta Best Offer, permite que a ordem de compra ou de venda fique sempre em primeiro lugar do livro de ofertas. Caso o investidor queira vender rapidamente um lote de Petrobras, o seu preço de venda ficará sempre como o menor no book de ofertas, mesmo que os demais investidores “concorrentes” abaixem seus preços de venda. Em caso inverso, ou seja, quando o investidor queira comprar um lote de Petrobras, a melhor oferta sempre será de quem possui a ferramenta, pois esta eleva o preço da oferta automaticamente para acompanhar as demais. “Não queremos que o uso desta tecnologia seja restrito. Existem investidores do tipo pessoa física que operam milhões ao dia. Estamos propiciando algo que poderá aumentar os seus lucros consideravelmente e reduzir os riscos “, explica Juan.

Já com os algoritmos TWAP e VWAP o operador, gestor ou investidor consegue comprar ou vender um determinado papel dentro do preço médio durante um período de tempo determinado. Este tipo de ferramenta é ideal para evitar que a compra de grandes lotes de um determinado ativo modifique substancialmente o preço médio do mercado. Além destas, outras ferramentas estão sendo criadas. “Não é preciso ter conhecimentos de programação para usar o algoritmo e operar com maior eficácia e segurança. Estamos democratizando o mercado de algoritmos para todos”.

No começo do ano, a CMA já conseguiu sentir a demanda deste mercado, e espera um crescimento de 80% nesta linha de produtos até o fim de 2010. “Estamos apenas acompanhando a evolução e os investimentos da BMF&Bovespa. Isso é chamado na economia de ponto de não retorno. O único caminho é continuarmos avançando e inovando”, finaliza, Juan.

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