Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2010 - 09:55

Prefeitura oferece tratamento gratuito antitabagismo


A partir de agosto, moradores de Itaboraí que pretendem parar de fumar terão tratamento gratuito na rede municipal de saúde. O Programa Antitabagismo foi lançado,no dia 31 de maio (segunda-feira), em evento na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o projeto será implantado em sete postos do Programa Saúde da Família (PSF): Areal, Santo Expedito, São Joaquim, Itambi, Milton Rodrigues (Central), Reta Velha e Reta Nova. O objetivo é tratar pessoas viciadas em cigarro.

Aproximadamente 45% da população de Itaboraí é considerada fumante. No entanto, pesquisas mostram que, apesar da maioria desejar vencer o vício, apenas 3% conseguem parar definitivamente a cada ano. Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o fumante passivo adulto tem um risco 30% maior de desenvolver câncer de pulmão e 24% de infarto.Durante um mês, grupo formado por 20 fumantes participará de quatro sessões, semanalmente, com terapias e aconselhamento. Para lidar com os pacientes, sete profissionais da saúde receberam capacitação, no Rio de Janeiro. Segundo a subsecretária de Saúde, Lydiane Salles, é preciso despertar a população para os prejuízos que o cigarro pode causar e mostrar que com força de vontade é possível se libertar do vício. “O nosso maior objetivo é informar a população sobre os riscos do cigarro. Estamos oferecendo oportunidade de tratamento, além de apoio para fumantes com recaídas”, afirmou Lydiane.

De acordo com a coordenadora do PSF em Areal, Márcia Cruz Nunes, o fumante deve tomar a iniciativa de querer se libertar do vício. “Não adianta um familiar ou um amigo querer que o outro pare de fumar. O fumante tem que aceitar e falar que quer se libertar, para podermos iniciar o tratamento”, disse Márcia, acrescentando que as inscrições estarão abertas a partir de 15 de junho, nos sete postos de saúde. | Francine Carla

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira