Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2010 - 10:03

Petrobras patrocina Prêmio Camélia da Liberdade

O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) promoveu no dia 31 de maio (segunda-feira), o Prêmio Camélia da Liberdade 2010, no Vivo Rio. Patrocinado pela Petrobras desde sua primeira edição em 2004, o prêmio homenageia instituições de ensino, empresas, jornalistas e personalidades que se destacaram na defesa da igualdade racial no país. O objetivo é reconhecer iniciativas baseadas nas ações afirmativas, destinadas a inclusão social de negros e afrodescendentes. Nesta edição, serão premiadas quinze instituições e personalidades.

O gerente de Responsabilidade Social da Petrobras, Luís Fernando Nery, entregará o prêmio de personalidade do ano para o ator Milton Gonçalves, por sua atuação em defesa da igualdade racial. Nesta categoria, também serão homenageados o delegado Henrique Pessoa e o Padre Geraldo José Natalino (Padre Gegê).

O prêmio é uma das iniciativas do projeto Camélia da Liberdade 2010, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a valorização e respeito diante da diversidade racial e étnica, e dar visibilidade à contribuição histórica dos afrodescendentes na formação e desenvolvimento do Brasil.

O projeto também desenvolve ações como o concurso de redação Camélia da Liberdade para disseminar e consolidar a aplicação da Lei 10639/03, que estabelece a inclusão e valorização dos conteúdos sobre “História e Cultura afro-brasileira” no currículo escolar. O tema da redação desse ano é “João Cândido – O Marinheiro da Liberdade e os 100 anos da Revolta da Chibata”. Neste ano, a organização prevê a participação de 40 mil estudantes de 500 escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O CEAP é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada no Rio de Janeiro em 1989. O Centro desenvolve programas de ação afirmativa, cujos principais objetivos são a implementação de políticas públicas de combate à discriminação racial.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira