Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2010 - 10:03

Guatemala recebe prêmio internacional

Alvaro Arzú nomeado 'Figura pública do ano' em congresso hemisférico de Câmaras de Comércio.

Miami -Alvaro Arzú, atual prefeito da Cidade da Guatemala e que foi presidente do país de 1996 a 2000 foi nomeado por unanimidade "Figura pública de destaque para 2009-2010" pelas Câmaras de Comércio e Indústria da América Latina (CAMACOL) durante seu Congresso Hemisférico. O prêmio representa mais uma vitória para os guatemaltecos e coloca este país da América Central em destaque no cenário internacional por um reconhecimento tão importante.

Na trajetória política de Alvaro Arzú destacam-se a consolidação do processo de paz e a democracia na Guatemala e na região centro-americana, e esses aspectos foram avaliados para conceder este prêmio durante o 31º Congresso Hemisférico de Câmaras de Comércio e Indústria Latinas, realizado de 26 a 29 de maio de 2010 em Miami.

A CAMACOL, organização mais importante na sua categoria nos Estados Unidos, e da qual fazem parte países democráticos da América Latina e Caribe, União Europeia, Ásia e mais 180 Câmaras de Comércio Hispanas, promove a integração econômica e social do hemisfério e o livre comércio por meio de uma grande variedade de projetos e programas.

Este prêmio da CAMACOL é concedido a personalidades que se destacam pela sua contribuição para a promoção do comércio, defesa da democracia, da liberdade e dos direitos humanos. Já foram premiados ex-presidentes de países latino-americanos como Luiz Inácio Lula Da Silva (Brasil), Álvaro Uribe (Colômbia) e Michelle Bachelet (Chile), assim como empresários e comunicadores de fama mundial, como Emilio Estefan, Carlos Montaner e Andrés Oppenheimer.

No seu discurso de aceitação do prêmio, o prefeito Arzú disse que "Este reconhecimento é motivo de alegria e orgulho, não só para a Cidade da Guatemala, mas também para todo o nosso país. Agradeço a oportunidade que meus concidadãos me deram para poder servi-los como presidente da República e prefeito da cidade".

Trajetória política e prêmios - Reconhecido como um dos políticos mais experientes na história moderna da Guatemala por causa das medidas que tomou durante seu mandato como presidente e principalmente pela Assinatura do Acordo de Paz, em dezembro de 1996. Recebeu o prêmio Príncipe de Asturias (1997) e de Terceiro Melhor Prefeito pela organização "City Mayors" de Londres, Inglaterra (2005).

Prêmio Félix Houphouët-Boigny (UNESCO 1996). Prêmio do Rotary Internacional de Honra ao Mérito (1997). Condecorado pela Maratona de Los Angeles, Califórnia, como Cidadão do Ano (1997). Condecoração especial pelo Senado do México, XVI Legislatura (1997). Prêmio Monsenhor Leonidas Proaño, pela Associação Latino-americana para os Direitos Humanos. Prêmio Bravo da revista "Latin Trade" (1997), como político latino-americano mais inovador. Doutor Honoris Causa, concedido pela DePaul University de Chicago (1998). Conduziu a abertura do Desfile da Hispanidade em Nova York, Estados Unidos, representando a Guatemala.| Por: PR Nedwswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira