Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2010 - 11:41

Sopas aquecem o inverno paranaense


Receitas criadas por chefs de cozinha prometem espantar o frio, que já chegou na capital do estado

As sopas estão entre os alimentos mais disputados nos dias frios. Desde as mais simples até as mais incrementas, elas podem agradar aos mais diferentes paladares. Estão entre as formas mais antigas de refeição e as opções de receitas são as mais variadas. São alimentos leves e, a depender dos ingredientes escolhidos, podem ser muito nutritivas.

De acordo com a nutricionista da Risa Refeições – empresa que faz parte da Holding Campodoro – Deborah Chiesa Borba, as sopas proporcionam um regime alimentar equilibrado e altamente nutritivo. “No inverno é importante ingerir alimentos que aqueçam a temperatura do corpo. Além de fácil preparo, as sopas são digeridas facilmente e normalmente são alimentos com baixo teor calórico que suprem as necessidades do organismo. O ideal é sempre combinar algum tipo de carne com legumes e condimentos para não deixá-la muito líquida. E as cremosas são sempre mais apetitosas”, destaca.

Os ingredientes que fazem parte da sopa são tão variados quanto as mais diversas culinárias. As receitas ficam por conta da criatividade de cada chef e também de acordo com os cardápios elaborados por nutricionistas. Na capital paranaense, por exemplo, o frio já chegou e o movimento em restaurantes especializados em sopas é cada vez maior.

Pensando nisso, o chef de cozinha do Espaço Gourmet, Jefferson Fonseca, preparou uma receita inédita que promete aquecer o inverno de muitas famílias e clientes de restaurantes. A exclusiva “Sopa Trifolate com favas brancas e alcachofra” é resultado de uma saborosa mistura com champignons, shitake, batata, alcachofra, vinho branco, cravo e muitos outros ingredientes que garantem um toque mais do que especial à receita. “Para preparar uma receita o ideal é sempre conhecer todos os ingredientes e imaginar o resultado final do prato. Tem que gostar do que faz e se preocupar com cada detalhe, inclusive com o prato que será usado para servir a sopa”.

Jefferson é chef de cozinha há dez anos e, em sua opinião, o ditado que fala que os clientes comem primeiro com os olhos é verdade. “De nada adianta uma receita saborosa se ela não for apresentada de forma elegante. Por isso, os pratos em que a refeição é apresentada são muito importantes. As porcelanas são a melhor opção. São produtos tradicionais, funcionais e muito bonitos, que combinam com os mais diferentes tipos de sopas”, comenta.

A paranaense Germer Porcelanas Finas – fábrica localizada em Campo Largo – é uma das maiores empresas do setor no país e tem, em seu mix de produtos, várias opções de pratos que podem ser utilizados para servir sopas. “Temos opções decoradas e brancas. O estilo do prato vai depender de cada receita, da cor dos alimentos que compõem a sopa e também com a formalidade da ocasião em que a receita será servida”, afirma Osvaldo Rangel Fazolari, gerente nacional de vendas da empresa. Entre alguns dos pratos fundos sugeridos pela empresa estão os que fazem parte das decorações Fiesta, Paglia, Onix e Filetado Brasil.

. Prato fundo Fiesta | Prato fundo Paglia | Prato fundo Onix| Prato fundo Filetado Brasil, Germer: www.germerporcelanas.com.br

.Sopa trifolate com favas brancas e alcachofra: Ingredientes - 200 gr de champignon paris | 200 gr de shimeji | 200 gr de shitake | 200 gr de favas brancas | 1 und de cebola | 200 gr de batata | 3 und de tomate rasteiro | 1 alcachofra fresca | 200 ml de vinho branco seco | 2 folhas de louro | 2 und de cravo | 100 gr de manteiga sem sal | 1 lt de caldo de carne | 05 gr de açafrão| Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo - Corte a alcachofra de maneira em que ela fique de pé em uma panela. Corte um tomate a jardineira, ½ cebola moagem e jogue sobre a alcachofra, juntamente com um pouco de vinho, sal, pimenta do reino e a folha de louro. Complete a panela com o caldo de carne deixando somente as pontas da alcachofra para fora, cozinhe até que comece a soltar suas pétalas ao puxar. Enquanto isso, leve para cozinhar as batatas cortadas a jardineira e, em outra panela, cozinhe as favas brancas até que fiquem macias. Logo que estiver tudo cozido, é hora de finalizar a sopa. Refogue o restante da cebola bem picadinha com a manteiga, acrescente o açafrão, os cogumelos laminados, a fava cozida e a batata. Deixe refogar. Coe o caldo do cozimento da alcachofra e vá colocando no refogado até que a batata cozinhe por completo. Deixe a sopa cremosa, retifique o sal e a pimenta. Sirva em um prato fundo, colocando a alcachofra no meio do prato e a sopa em volta. Rendimento para duas pessoas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira