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01/06/2010 - 12:10

Petrobras participa do Challenge Bibendum 2010


A Petrobras é a patrocinadora de Tecnologia do Challenge Bibendum 2010, evento internacional de mobilidade urbana que começou no dia 31 de maio (segunda-feira), no Riocentro, Rio de Janeiro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto. A Companhia está alinhada ao objetivo central do evento, promovendo iniciativas e desenvolvendo tecnologia em prol de uma mobilidade urbana mais limpa, mais segura e mais ágil. A Petrobras apresentará aos participantes algumas dessas iniciativas, relacionadas a investimentos em fontes de energia renováveis, em qualidade de combustíveis e na redução da emissão de gases na atmosfera.

Durante o Challenge Bibendum no Rio de Janeiro, a Petrobras participará dos testes técnicos e ralis (que medem, entre outros quesitos, o nível de emissões, o consumo de energia, as distâncias de frenagem de emergência, a capacidade de aceleração e de dirigibilidade) e dos test drives e demonstrações com veículos convencionais e híbridos da Companhia. Os carros serão abastecidos com diversos tipos de combustíveis, como gasolina Podium, etanol, CNG (Compressed Natural Gas) e diesel Podium.

A Petrobras terá ainda um estande no Centro de Exposição Tecnológica, onde o público poderá conhecer as principais iniciativas e projetos da Companhia para reduzir os impactos ambientais de suas atividades e alcançar a mobilidade sustentável. Representantes da Petrobras também estarão presentes nas mesas-redondas temáticas e no Fórum, onde serão debatidas as novas conquistas e progressos para atingir a mobilidade sustentável.

Energias renováveis - A Petrobras tem investido no aumento da oferta de combustíveis menos intensivos em carbono, como o gás natural, e fontes de energia renovável, com destaque para os biocombustíveis.

Tendo como filosofia aliar o seu crescimento ao desenvolvimento social e ambiental, a Petrobras busca conciliar essa meta com a necessidade de suprir a energia necessária ao desenvolvimento do país com seus compromissos no que diz respeito à melhoria do seu desempenho ambiental.

Em seu Centro de Pesquisas (Cenpes), a Petrobras desenvolve programas tecnológicos que integram o Projeto Estratégico Mudança Climática, cujo objetivo é minimizar a intensidade de emissão de gases de efeito estufa nos seus processos e produtos, aumentar a eficiência energética e investir em novas tecnologias nessa área. O objetivo do projeto é contribuir para a sustentabilidade do negócio e para a mitigação das mudanças do clima.

As questões relacionadas à emissão de CO2 são tema das Redes Temáticas, iniciativa de cooperação técnica e apoio financeiro da Petrobras a entidades de ciência e tecnologia em todo o Brasil. Em 2008, foi criada a Rede Temática de Sequestro de Carbono e Mudanças Climáticas, formada por 12 instituições de pesquisa.

Qualidade dos combustíveis - A Petrobras tem cumprido suas metas em relação à qualidade dos combustíveis. A Companhia iniciou, em janeiro de 2009, o fornecimento do diesel S-50 às frotas cativas de ônibus urbanos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, conforme acordo com o Ministério Público Federal, Governo do Estado de São Paulo, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), ANP, Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), empresas fabricantes de veículos e fabricantes de motores.

Em maio de 2009, as regiões metropolitanas de Fortaleza (CE), Recife (PE) e Belém (PA) iniciaram a comercialização do combustível para todos os veículos a diesel. Já os ônibus urbanos de Curitiba têm sido abastecidos desde agosto de 2009. Desde janeiro de 2010, a Região Metropolitana de São Paulo, Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA) recebem o S-50.

Em janeiro de 2011, será feita a substituição de todo diesel S-500 por S-50 para as frotas de ônibus da Baixada Santista, Campinas, São José dos Campos e o restante do Estado do Rio de Janeiro. A partir de 2013, a empresa fornecerá o diesel S-10 (com menor teor de enxofre do que o S-50), em uma antecipação em relação à programação original, que previa os níveis de emissões associados ao S-10 somente a partir de 2016.

É importante lembrar que o diesel e os combustíveis de maneira geral são apenas parte do problema da poluição do ar. Ela está associada não só à qualidade dos combustíveis, mas ao desempenho e inovação dos motores, à velocidade dos veículos, à inspeção veicular, a aspectos de planejamento urbano (rodízio de veículos e construção de espaços arborizados e de circulação de ar, por exemplo), ao aumento e idade da frota veicular, entre outros fatores. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres, estima-se que 44% da frota de carga circulante no Brasil possui mais que 20 anos de utilização. Considerando que um motor antigo pode poluir cerca de dez vezes mais que um novo, vê-se que o problema está muito além do agente que produz o combustível.

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