Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2010 - 12:27

Homenagem aos contabilistas no senado

Já dizia um dos maiores poetas do século XX, que, talvez não seja de conhecimento público, mas era contabilista, o português Fernando Pessoa: “Sou naturalmente um sonhador e, socialmente; um contabilista!”. Essa máxima traduz o sentimento da classe contábil brasileira, que, por meio da evolução da Contabilidade, vem realizando projetos da sociedade, tornando-a um fator de proteção social.

Na última quinta-feira, 27 de maio, a profissão contábil e seus profissionais foram homenageados no Senado da República, por meio de iniciativa do senador João Vicente Claudino (PTB - PI), o que nos enche de orgulho. Esta homenagem é fruto da proposta do visionário e então senador João Lyra, profissional da área contábil que defendeu a criação do registro geral dos contabilistas brasileiros. Quando, no dia 25 de abril de 1926, instituiu no Congresso o Dia do Contabilista. Esse registro nos fez adotá-lo como Patrono da nossa classe, sendo hoje intitulado na maior comenda da contabilidade brasileira: a Medalha João Lyra.

A evolução do pensamento contábil coincide com a evolução da própria humanidade. Os métodos e as práticas atualmente adotados são reflexos das primeiras escritas e dos primeiros registros, ainda que primitivos e rupestres, mas que, ao longo dos anos, puderam ser transformados em fórmulas de mensuração, de registro, de acompanhamento, de preservação e de avaliação do que temos como objeto e centro das discussões – o patrimônio.

Sendo, pois, a profissão contábil uma das mais antigas do mundo e uma das mais necessárias para o processo organizacional da sociedade, sem fazer alusão aos demais, entendemos que a sua institucionalização, por meio do Decreto-Lei nº 9.295, de 1946, que criou o Sistema Contábil Brasileiro, foi a maior evolução da classe contábil no século XX.

Atualmente, composta por 27 conselhos regionais, vinculados ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a classe contábil brasileira congrega cerca de 74 mil organizações contábeis, as quais geram quase 600 mil empregos diretos e têm mais de 400 mil contabilistas, que juntos controlam o patrimônio de aproximadamente 6,5 milhões de empresas no Brasil.

A contabilidade é a ciência da informação, um instrumento eficaz de gestão que permite gerir e decidir com base na transparência, na verdade. Deixamos de ser uma opção de escolha profissional para sermos a escolha que nos leva à realização dos nossos sonhos. Para isso assumimos alguns desafios indispensáveis diante dessa revolução de dados, de tecnologias, de informações, de tempos e de decisões, enfim, de processos, sem esquecer o foco principal: a sociedade.

Por esses e outros fatores que impactam positivamente o Brasil e no mundo, o crescimento da contabilidade torna-se cada vez mais inconteste, ela já é a sexta profissão mais demandada no mundo. Na Europa, é a terceira. Em alguns países, é a primeira. No Brasil, está entre as mais promissoras. Eu não tenho dúvida de que na próxima década a Contabilidade será a profissão mais demandada no Brasil.

. Por: Juarez Domingues Carneiro, contador e presidente do Conselho Federal de Contabilidade - CFC

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira