Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2010 - 07:41

Vale esclarece sobre precificação do terceiro trimestre de 2010

Ao mesmo tempo em que preserva a flexibilidade, o sistema permite que as siderúrgicas saibam de antemão o preço a ser pago no trimestre seguinte, facilitando o controle de custos e o gerenciamento de estoques.

A Vale anunciou, em comunicados emitidos em abril e maio, que entrou em acordo, permanente ou provisório, com todos os seus clientes no mundo – envolvendo 100% das vendas sob contratos – para alterar os contratos existentes para preços baseados em índices. Em um ambiente de rápido crescimento, o antigo sistema de preços benchmark, baseado em negociações anuais bilaterais, mostrou que não está apto a acomodar a dinâmica do comportamento de oferta e demanda. O novo sistema de preços suaviza a volatilidade diária natural dos preços spot, pois estabelece um preço trimestral baseado na média de três meses dos preços de índices para o período, terminando um mês antes do novo trimestre em questão. Ao mesmo tempo em que preserva a flexibilidade, o sistema permite que as siderúrgicas saibam de antemão o preço a ser pago no trimestre seguinte, facilitando o controle de custos e o gerenciamento de estoques.

Desta forma, o preço do terceiro trimestre de 2010 foi formado automaticamente pela média dos preços spot do minério de ferro vendido na China dos meses de março, abril e maio de 2010. Os preços são baseados em índices - tais como o Indice Platts, o Indice Metal Bulletin e o Indice TSI - que são facilmente acessados em uma base diária pelo mercado, contribuindo para a prevalência da transparência.

“Os clientes podem escolher o índice ou a composição de índices que preferem usar. A Vale está aberta a negociar o que for melhor para o cliente”, explica o diretor-executivo de Ferrosos, José Carlos Martins.

Uma das características essenciais deste sistema é a capacidade de reconhecer as diferenças de qualidade do produto. Como os índices de preços spot são baseados em teor de 62% de minério de ferro e os minérios da Vale, de alta qualidade, podem chegar a até 66% de teor de ferro, o novo sistema de precificação contempla o valor em uso superior dos minérios, através de um prêmio para minérios com teor maior de ferro.

"Os preços de minério de ferro estão seguindo a demanda e oferta do mercado. A Vale não está fixando preços. Quem está fixando os preços é o mercado. E nós só estamos refletindo nos contratos o que está acontecendo hoje no mercado”, esclarece Roger Agnelli, diretor-presidente da Vale.

“Não há qualquer disputa para determinar o preço da soja, do alumínio ou do cobre – quem quer comprar compra. No longo prazo, o preço do minério de ferro será fixado da mesma forma”, argumenta José Carlos Martins.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira