Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2010 - 09:25

Mangalarga: galope funcional é novidade nos julgamentos da raça


Além de ampliar o interesse do público, demonstração será importante para aprimorar a funcionalidade e o temperamento do plantel.

As exposições da raça Mangalarga ganharam uma atração extra neste primeiro semestre de 2010. Com a intenção de buscar um cavalo ainda mais completo e equilibrado, o Conselho Deliberativo Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) aprovou a adoção da figura do galope funcional nos julgamentos das mostras promovidas por todo País.

Dessa forma, o galope dos animais passa a ser analisado em uma situação inspirada no trabalho no campo, com obstáculos semelhantes aos adotados nas disputas de maneabilidade. A novidade, entretanto, vale apenas para as quatro categorias mais avançadas: égua, égua sênior, cavalo e cavalo sênior.

“Os apresentadores poderão conduzir suas montarias em um ritmo cadenciado, pois trata-se de uma demonstração das habilidades funcionais do cavalo e não de uma prova contra o cronômetro. O importante é que durante a apresentação os animais apresentem bastante equilíbrio, facilidade de trocas e bom temperamento”, explica o presidente do Conselho Deliberativo Técnico Marcelo Leite Vasco de Toledo.

O dirigente destaca ainda que a novidade trará uma série de benefícios para o meio mangalarguista. “Essa mudança obrigará nossa tropa de elite, que é de onde saem nossos garanhões e matrizes, a ter suas características funcionais aprimoradas, trazendo benefícios para todo o plantel da raça. Além disso, com a adoção das figuras, o temperamento dos cavalos estará constantemente sendo testado, obrigando a existência de um refinamento ainda maior nesse quesito. E as melhorias não param por aí, afinal o galope funcional também obrigará os apresentadores a aprimorarem sua equitação, trazendo uma significativa evolução para a mão de obra da raça”, ressalta Toledo.

Os benefícios, aliás, não se restringem apenas aos julgamentos. A novidade também deve tornar mais atraente ao público as exposições, que são atualmente a grande vitrine da raça. “Além de deixar nossas mostras mais interessantes, o galope funcional as tornará mais educativas, permitindo que a plateia realmente conheça as habilidades típicas do cavalo Mangalarga. E vale ressaltar ainda que, com um percurso dirigido, nós também vamos ganhar tempo nos julgamentos, deixando-os menos cansativos”, afirma o presidente do Conselho Técnico.

.[Foto: Análise do galope funcional passou a vigorar no início de março.]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira