Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/06/2010 - 11:03

Certisign participa do 2º Congresso de Cidadania Digital na capital federal

Evento vai integrar debater as tendências voltadas para a certificação digital.

Nos próximos dias 09 e 10 de junho (quarta-feira), entre às 8h e 18h, a Certisign - empresa especializada no desenvolvimento de soluções de certificação digital participa, em Brasília, do 2º Congresso de Cidadania Digital. O evento, que acontece no Centro de Convenções Royal Tulip Alvorada, vai integrar duas grandes conferências, o 8º CertForum - um dos maiores da América Latina no segmento- e o 3º Encontro Nacional de Identificação.

O evento, que é voltado para gestores de tecnologia, especialistas, acadêmicos e estudantes da área de segurança, criptografia, certificação digital, biometria, empresários e membros do governo vai abordar as novas possibilidades que o RIC (Registro de Identidade Civil) e a certificação digital podem oferecer, quando integrados. O que resulta em uma maior agilidade de processos, segurança das informações contidas no RIC e ainda o impedimento de fraudes. Além disso, vão apresentar também os desdobramentos da adoção da nova carteira de identidade.

Para Júlio Cosentino, vice-presidente de relações institucionais da Certisign, esse encontro é uma excelente oportunidade para apresentar tendências de mercado, resultados obtidos na consolidação de projetos e suas aplicações, na prática, em torno da certificação digital. “As etapas foram ampliadas para diversos Estados do Brasil e, pelo oitavo ano consecutivo, a Certisign participa do evento procurando contribuir com a disseminação do tema em todas as regiões por onde o evento passar. Além disso, a iniciativa proporciona que todos os setores tenham conhecimento de que a tecnologia pode ser adaptada para qualquer segmento”, conclui.

A possibilidade de aplicação da certificação digital nos órgãos e companhias, independente do setor, tem apresentado ao mercado um modelo de sistema personalizado voltado para atender as necessidades de cada área, gerando inúmeros benefícios. Dentre eles, estão a maior agilidade nos processos de assinatura de documentos, redução da eliminação de papel e de custo que antes se reservava à mão de obra no manuseio dos arquivos e de gastos com impressão de documentos e armazenagem.

Tanto que a tecnologia, hoje, já é aplicada em diversas áreas, tais como o da engenharia, na qual as assinaturas de projetos são realizadas digitalmente, e para os advogados que realizam petições de maneira remota. No entanto, hoje, existem 650 mil advogados com a carteira da OAB sem essa tecnologia, pois somente entre 15 a 20 mil possuem o certificado digital nas carteiras de identidade profissional.

Nos órgãos públicos, em especial o jurídico, o principal exemplo dos benefícios que o certificado digital propicia é o sistema de tramitação eletrônica do Juizado Virtual. E o Brasil já conta com o funcionamento de, pelo menos, uma vara digital em cada estado brasileiro, a partir da implantação do módulo inicial do SUAP (Sistema Unificado de Administração Processual). Com ele, a tramitação dos processos reduziu para 45 dias, enquanto nos juizados tradicionais o tempo médio é de até 180.

Além de todos os benefícios da tecnologia, outro item fundamental é justamente o fato das informações eletrônicas terem validade jurídica vigente na legislação brasileira. “Com isso, elimina-se a necessidade de reconhecimento de firma ou autenticação, o que garante redução de tempo para investir em outras áreas da empresa que tenham defasagens”, conclui.

Benefícios da certificação digital - O certificado digital possibilita, por exemplo, o acesso a todos os serviços disponíveis no site da Receita Federal do Brasil (RFB). Dentre eles, o acompanhamento da situação fiscal, cópias de declaração anteriores, comprovantes de arrecadação, REDARF-NET, procurações eletrônicas, fontes pagadoras e o envio da DIPJ e DCTF.

A tecnologia oferece benefícios como agilidade e redução de custos com a desmaterialização de processos. Outras características positivas da ferramenta são a eliminação de papel e, consequentemente, maior aproveitamento do espaço físico, uma vez que todo e qualquer documento assinado digitalmente tem validade jurídica.

Informações - Para ter acesso ao serviço, o empreendedor precisa primeiramente acessar o site www.certisign.com.br, adquirir um dos produtos – cartão, token ou software – e fazer o agendamento para validar a sua identidade digital, que será feita pela agente de registro da Certisign na própria loja conceito. Porém, o usuário precisa ficar atento aos documentos necessários descritos no site que deverão ser entregues no momento da validação.

Perfil- A Certisign é uma das três primeiras autoridades certificadoras do mundo e a primeira da América Latina. A empresa, sediada em São Paulo, tem foco exclusivo em certificação digital e, com mais de 400 pontos de atendimento distribuídos pelo país, garante aos seus clientes um ambiente digital mais seguro, ajudando-os a proteger informações, reduzir a fraude digital e o roubo de identidade. A Certisign identifica 90% dos principais sites da web brasileira através do selo de site seguro.

.[ CertForum/2º Congresso da Cidadania Digital – Etapa Brasília – Fórum de Certificação Digital, das 9 e 10 de junho, das 08h às 18h, no Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip Alvorada | SHTN Trecho 01, Conjunto 01-B, Brasília/DF. Site: www.certforum.iti.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira