Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Oracle oferece sistemas para aumentar a segurança no setor de petróleo e gás

Miami (EUA) – Em fevereiro deste ano, o ataque com explosivos à maior instalação de processamento de petróleo da cidade de Abqaiq, na Arábia Saudita, revelou que a segurança é uma das grandes prioridades do setor de petróleo. Entretanto, há uma outra ameaça, os ataques à infra-estrutura de TI (tecnologia da informação), que podem ter efeitos ainda mais devastadores às empresas que atuam na extração, processamento e distribuição de petróleo e gás.

“Nas últimas décadas, as empresas petrolíferas fizeram vultosos investimentos para configurar seus bancos de dados em sistemas de computador. Mas, ironicamente, essa enorme rede computacional pode representar um risco se não for gerenciada com eficiência e segurança”, afirma Blanca de Pasquali, diretora de Petróleo e Gás da Oracle América Latina.

As empresas desse setor têm ampla variedade de aplicativos, gerando centenas ou milhares de usuários e códigos de segurança, o que complica o gerenciamento em TI. Pode ocorrer, por exemplo, a exclusão de uma conta que, posteriormente, pode ser usada por uma pessoa (interna ou externa) com segundas intenções, que tenha acesso aos dados confidenciais da empresa.

No Brasil, as empresas do setor investem cada vez mais em segurança e buscam tecnologias inovadoras. “Com aquisições estratégicas, a Oracle ampliou sua linha de produtos com tecnologias de última geração, por exemplo, o gerenciamento de identidades de todos os acessos à rede corporativa. A utilização da arquitetura orientada a serviços (SOA, na sigla em inglês) é importante para a padronização das políticas”, diz André Papaleo, diretor de Manufatura e Indústrias da Oracle na América Latina.

Com o Xellerate Identity Provisioning, a Oracle oferece um sistema de gerenciamento de identidades que coordena automaticamente os privilégios de acesso às redes computacionais e uniformiza a implementação de políticas de segurança. Devido à variedade de aplicativos usados, o setor adotou a arquitetura orientada a serviços (SOA), que envolve a comunicação entre os diferentes sistemas ou aplicativos.

Internet gera impacto - Uma pesquisa do British Columbia Institute of Technology estima que, entre 1998 e 2000, a fonte de 31% das ameaças contra os sistemas computacionais estaria fora das empresas envolvidas. Entre 2000 e 2003, este índice subiu para 70%. Segundo o estudo, os problemas relacionados à internet podem indiretamente gerar impacto em um sistema que não usa totalmente a rede.

O Oracle Web Service Manager satisfaz essa necessidade ao permitir o gerenciamento centralizado de políticas que regem as operações de Web Services, como acesso e balanceamento de carga, monitoramento de estatísticas para garantir a qualidade dos serviços, tempo de operação e ameaças à segurança.

Para garantir o aumento da segurança das informações confidenciais, a Oracle oferece o opcional Advanced Security, aliando criptografia de dados e rede a um sistema de autenticação robusto que garante a privacidade. O opcional Oracle Label Security oferece sofisticados sistemas de controle por meio de status como “Sensitive” (Confidencial) e “Company Confidential” (Altamente confidencial), restringindo o acesso dos usuários de acordo com os níveis de autorização.

Além disso, as empresas requerem um acompanhamento de dados e eventos, para facilitar a identificação de riscos computacionais, eliminar os problemas entre a execução e a supervisão e construir a confiança em diferentes áreas funcionais sobre a utilização dos dados. Dessa maneira, a Oracle inclui os opcionais de banco de dados Oracle Data Vault e Oracle Audit Vault, facilitando o cumprimento das regras pelas grandes empresas para que seus investidores, parceiros, funcionários e clientes tenham maior confiança em suas operações.

“À medida que as plataformas de TI tornam-se mais complexas, os clientes precisam protegê-las. A Oracle enfrenta esse desafio com soluções completas que facilitam o gerenciamento de redes e melhoram a segurança”, completa Bianca Pasquali.

A Oracle - A Oracle é a maior empresa de software empresarial do mundo. Site: www.oracle.com.

Marcas Comerciais - Oracle, JD Edwards, PeopleSoft e Siebel são marcas registradas da Oracle Corporation e suas filiais. Outros nomes podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira