Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2007 - 07:32

“De que lado você está?”: a primeira novela real e virtual da internet brasileira

Internautas, que poderão interferir na trama, ainda receberão pistas para desvendar mistério que é tema central do enredo.

“De que lado você está?” é o título da primeira novela interativa da internet brasileira que se passa no mundo real e virtual ao mesmo tempo. Lançada pelo iG, criada pela agência de publicidade 141/Soho Square e produzida pela Cinemacentro, a produção está alinhada ao conceito de protagonismo do portal, “O Mundo é de quem faz”. Ela tem como grande foco a interatividade e o internauta poderá participar de toda a trama tanto no mundo virtual, na ficção e no mundo real, descobrindo suas pistas em ruas e em espaços públicos, como a Avenida Paulista, a Praia de Copacabana ou no São Paulo Fashion Week.

O projeto estréia hoje, dia 12. “O objetivo é buscar uma forma diferenciada de se comunicar com o público, aumentando o número de usuários e o seu tempo de permanência no site. Trata-se de um projeto inovador em que os internautas deixarão de ser observadores para opinarem e tornarem-se atores”, explica Marcelo Lobianco, diretor de Publicidade do Internet Group.

A escolha do mundo virtual como cenário se deve a forma como a novela se desenvolverá, durante os 45 dias em que ficará no ar, de segunda à sexta-feira (com edições especiais aos finais de semana), distribuída em capítulos ou “pílulas” de 1 minuto e meio por dia. A trama, que conta com um núcleo de 10 atores, já tem os primeiros capítulos gravados, porém, seu objetivo é conquistar a participação do público, que não somente a acompanhará, como faz diante da TV. Pelo contrário, a grande proposta dessa iniciativa é fazer com que os telespectadores tornem-se os próprios personagens da atração.

Real ou virtual - A trama central da novela sugere um mistério em torno do tema-título e, em diversas situações, o público será levado a discutir o que é real ou virtual e quais as conseqüências dessa ‘troca de corpos’ entre os dois mundos. De repente, os protagonistas poderão ser vistos nas ruas e, pessoas comuns, protagonizando a história. Uma das principais questões, inclusive, será a respeito da realidade virtual, seu uso e adequação no dia-a-dia da vida real.

Nas versões em português, inglês e espanhol, “De que lado você está?” foi criada sobre três pilares: convergência, através da interligação dos diversos meios de comunicação, como a internet, o celular e, em breve, a TV; conteúdo, pela abordagem de diferentes temas relacionados ao comportamento humano - e, por fim, canal, com o aprofundamento da experiência virtual, como uma nova forma comunicação entre marcas, formadores de opinião e consumidores. “Os anunciantes que embarcarem nessa aventura vão participar de um pacote de conteúdo que aposta na efetiva convergência, com o uso de diferentes ferramentas de comunicação para reter e atenção do consumidor.”, completa Mauro Motoryn, Presidente da 141/Soho Square.

A novela tem a direção de Fernanda Telles (Cinemacentro), que dirigiu os programas “Popstars” e “Ídolos”, do SBT, e roteiro de Emilio Boechat, que foi colaborador da novela “Floribella”, da Band, e dos espetáculos “Camila Baker, lives in concert” e “Camila Baker, a saga continua”. "Esta novela é parte de uma série de projetos de produção de conteúdo cross media em que a Cinemacentro está investindo", conta o diretor-presidente da empresa, Enzo Barone.

O lado game da novela - E a interatividade entre novela e público vai além da parceria no desenrolar da história, pois os internautas serão convidados a participar de diversos games e competições, entre um capítulo e outro.

Para os que adoram desvendar mistérios, o Game Enigma irá desafiar o público, em tarefas nada fáceis, com direito a pistas por todo o portal do iG e comunidades relacionadas.

Já o Fashion Challenge será a disputa entre talentosos designers que concorrerão a 5 vagas na equipe que criará uma coleção para a novela.

Haverá também um concurso de bandas, para encontrar o grupo que fará a trilha sonora da atração e, ainda, um concurso das melhores colaborações, que elegerá 5 internautas que ajudarão a escrever a novela, sendo um deles por semana.

Diretora: Fernanda Telles | Roteirista: Emilio Boechat | Produtora: CinemaCentro | Concepção: Mauro Motoryn | Autores: Emílio Boechat, Fernanda Telles e Claudia Andrade | Diretor geral: Enzo Barone | Diretor de Planejamento e Conteúdo: Gustavo Otto.

iG - O iG, líder absoluto no acesso residencial à internet no Brasil, integra o Internet Group – operação de internet da Brasil Telecom que abrange ainda o iBest e o BrTurbo. Juntos, os três portais somam cerca de 1,2 milhão de assinantes de Banda Larga e quase 4 milhões de clientes de acesso discado. Ao todo, são mais de 8 milhões de contas de e-mails. Suas páginas recebem mais de 20 milhões de visitantes únicos/mês. Desses, 8,7 milhões são visitantes residenciais e os restantes se dividem entre acessos do trabalho, das escolas e universidades e dos locais públicos.

141/Soho Square - A 141 Worldwide é uma empresa de serviços de marketing integrado, pertencente ao Grupo WPP, focada em Behavior Transformation™. Utilizando um mix de diferentes disciplinas de comunicação não-tradicionais, cria experiências de marca em todos os pontos de contato onde o consumidor toma decisões de compra. A 141 alia o conhecimento de diversas categorias de produtos e serviços a ferramentas exclusivas para ampliar vendas e valor de marcas para clientes globais e locais.

Mais nova agência de publicidade da WPP no País, a SoHo Square foi instalada em setembro de 2006. Fundada em Nova York em 2003, é uma empresa de serviços de marketing integrado focada na construção e identidade de marcas, por meio da comunicação de massa em ações de mídia e internet com planejamento estratégico e criatividade destacados. Além da nova operação em São Paulo, a empresa tem filiais em Londres, San Francisco, Varsóvia e Xangai.

Cinemacentro - Produtora dos sócios Enzo Barone e Giancarlo Barone, atuante em diversas áreas do mercado audio-visual há mais de 30 anos, a empresa opera na área publicitária e de longas-metragem com a Cinemacentro Filmes, que possui um arquivo de mais de seis mil filmes comerciais; na área de varejo com a Cinemacentro Varejo que possui clientes como Carrefour; na área de marketing cultural e documentários com a Cinemacentro Cultural e na área de mercado exterior com a Cinemacentro Itália, com sede em Roma. O mais novo braço da empresa é a Cinemacentro Entertainment, inaugurada no final de 2006, voltada ao mercado de conteúdo para TV (aberta e a cabo) e mídias alternativas. (www.cinemacentro.com.br)

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira