Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/06/2010 - 11:52

O uso da argila a favor da beleza

Abundante em solo brasileiro, a argila pode se tornar máscaras faciais para diversas aplicações de tratamentos cosméticos faciais e corporais. Elas podem hidratar, reduzir a oleosidade, proporcionar um efeito iluminador, tensor, esfoliante, dentre outros benefícios à pele.

Conhecida popularmente como lama ou lodo, as argilas são utilizadas no artesanato já há muito tempo como, por exemplo, na produção de vasos, jarras, panelas e até mesmo na indústria de cerâmica, na fabricação de tijolos. Agora, é possível usufruir dos benefícios dessa mesma matéria-prima a favor da estética, ou seja, hidratar, tirar a oleosidade da pele e proporcionar o fortalecimento do relevo cutâneo. “A argila apresenta abundante concentração de silício que, inquestionavelmente, ajuda na formação do colágeno e dos tecidos conectivos, ou seja, no crescimento do cabelo, da pele e das unhas”, observa o professor de cosmetologia e Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, Paschoal Rossetti Filho.

Muitas vezes encontradas nas margens dos rios, as argilas originam-se de rochas sedimentares que, ao longo dos anos, em virtude de processos climáticos, químicos e físicos, se desmancham. Esses detritos da rocha absorvem metais e outros componentes característicos do terreno no qual estão até a efetiva formação da argila. “Em razão do processo da sua formação, a argila é rica em silicatos e outros oligoelementos, ou seja, pode conter diferentes tipos de concentração de metais como: titânio, magnésio, cobre zinco, alumínio, cálcio, potássio, níquel, manganês, lítio, sódio e ferro”, explica o cosmetólogo.

Há outras etapas na natureza que podem gerar diferentes tipos de argila, como a separação da argila e do quartzo (o segundo mineral mais abundante da Terra), que resulta na formação de vários tipos de argilas. “É possível encontrar, portanto, variadas características de argila na natureza, em virtude dos diferentes fenômenos climáticos que ocorrem no meio ambiente. No entanto, seja qual for a espécie de argila, como a verde, vermelha e branca, elas podem proporcionar ótimos resultados na pele”, finaliza o professor.

.Verde- Reduz a quantidade de sebo na superfície cutânea após aplicação na forma de uma máscara fina; Redução da oleosidade é intensificada duas horas após a aplicação; Efeito secativo; Auxilia no tratamento de peles acneicas e é um Esfoliante mecânico.

.Vermelha - Suaviza sinais do envelhecimento cutâneo; Efeito tensor; Aumento da elasticidade da pele e é um Esfoliante mecânico.

.Branca - Clareadora; Cicatrizante; Revitalizante; Hidratante e Catalisa reações metabólicas.

As argilas possuem componentes altamente benéficos para a beleza da pele. Elas já podem ser encontradas no formato de máscaras faciais nas cores verde, vermelha e branca, que proporcionam controle da oleosidade, hidratação, efeito tensor etc.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira