Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2007 - 07:37

Katoen Natie participa da APLA 2007

Um dos maiores grupos de logística e armazenagem do Brasil participa da 9ª Reunião Latino-Americana de Logística

A Katoen Natie, empresa responsável por oferecer avançadas soluções logísticas integradas e de engenharia para os seus clientes, participa da 9ª Reunião Latino-Americana de Logística, promovida pela APLA (Associação Petroquímica e Química Latino-Americana), em Vinã del Mar, no Chile.

O evento, que acontece de 13 a 15 de junho, é um encontro das empresas químicas e petroquímicas com os fornecedores de serviços logísticos. Na ocasião, são desenvolvidas e debatidas, por meio de conferências e discussões em grupo, os aspectos da logística de maior relevância e interesse para a indústria do setor.

No dia 14 de junho, das 11h50 às 12h30, o diretor comercial da Katoen Natie, Eduardo Leonel, e o coordenador de logística da Riopol, Wilson Alves, apresentam a conferência “Experiências de Empresas: Desenvolvimento e Implantação de Plataforma Logística Integrada na Planta da Riopol”.

Com investimento de US$ 1,08 bilhão de dólares em recursos financeiros, o Complexo Integrado da Rio Polímeros S.A. foi inaugurado em junho de 2005. Maior empreendimento gás-químico integrado da América Latina e o segundo principal produtor de polietilenos no Brasil, a Riopol encontra-se instalada próxima à Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no distrito de Campos Elíseos, município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

“Nesta conferência, mostraremos os desafios, resultados e as lições aprendidas durante a implantação de um projeto de envergadura para uma empresa que já nasceu sob a ótica da inovação e das melhores práticas mundiais”, revela Eduardo Leonel.

Operações “on site” e “off site” - A empresa opera plataformas logísticas em seis estados brasileiros, onde executa operações como recebimento de matéria-prima, (re)embalagem dos produtos finais, armazenagem, expedição, controle de estoque, administração de almoxarifados, manutenção das linhas de embalagem e gerenciamento de transporte. A Katoen Natie executa estes serviços tanto dentro da fábrica de seus clientes (on site) como em seus centros de distribuição (off site).

Além de operações logísticas, a Katoen Natie atua fortemente na área de engenharia com a construção “turn-key” de plataformas de logística (com silos, linhas de embalagem, armazéns etc), além de fábricas de compostos completas. No Brasil, a Katoen Natie construiu plataformas logísticas para as novas fábricas do grupo Suzano em Mauá (SP), da Rio Polímeros, em Duque de Caxias (RJ), e dois centros de distribuição próprios. Dando seqüência aos investimentos, a empresa iniciou em 2005 a construção da nova planta de compostos do grupo Basell em Pindamonhangaba (SP) e sua ampliação em 2007. Além destes projetos, a Katoen Natie estuda e executa projetos de adequação de instalações às necessidades de atualização tecnológica e às ampliações de produção.

Plataforma avançada de embalagens - Trata-se da primeira bateria de silos da América Latina equipada com serviços automatizados para embalagem, secagem, homogeneização e blendagem de produtos com total segurança e qualidade. Além disso, permite flexibilidade na armazenagem e rapidez no carregamento a granel.

A empresa - Contando com mais de sete mil funcionários em todo o mundo, a empresa, fundada em 1855 e com a matriz em Antuérpia, na Bélgica, destaca-se como grande provedora de soluções logísticas integradas e de engenharia para a indústria petroquímica, química fina, bens-de-consumo, indústria automobilística, commodities e portos. Atua em quase todos os países da Europa, além de Canadá, EUA, México, Oriente Médio, Ásia e América Latina.

Hoje, a Katoen Natie é considerada uma das maiores investidoras e empregadoras belgas no Brasil. Emprega 1300 funcionários no país, tem sua sede localizada no município paulista de Paulínia e opera 26 plataformas logísticas espalhadas por sete regiões do Nordeste até o sul do país.

A Katoen Natie comemora este ano 152 anos de existência no mundo e 10 anos no Brasil e distingue-se não apenas por sua longevidade, mas por sua permanente capacidade de se adaptar às necessidades do mercado. “Uma empresa, para se tornar competitiva e alcançar uma posição elevada em um mercado cada vez mais exigente, precisa atender a duas condições essenciais: funcionários comprometidos e envolvidos com o trabalho e clientes satisfeitos com os serviços recebidos. São nesses pilares que a Katoen Natie vem atuando em suas diversas unidades de negócios espalhadas pelo mundo, sempre buscando atender seus clientes com os melhores sistemas logísticos”, afirma Benoit Somers, diretor presidente do grupo no Brasil.

A Katoen Natie está dividida em sete Unidades de Negócios distintas, para melhor atender seus clientes. Entre as Unidades, estão: Petroquímica, que está voltada a (re)embalagem, mistura, blendagem, moagem e secagem de produtos petroquímicos sólidos (polímeros); Química fina, que atende empresas para processamento de produtos químicos sólidos e líquidos; Bens de consumo, focado em picking, etiquetagem, preparação de kits, entre outros serviços; Indústria automobilística, na prestação de (pré)assemblagem de peças, fornecimento JIT, entre outros; Commodities: nos ramos de algodão, café, cação, borracha e outros; Atividades portuárias, na operação de terminais portuários (containeres, cargas gerais, carros); Engenharia, voltada à construção de “turn-key” de plataformas logísticas e instalações completas de produção.

Katoen Natie na Apla 2007, de 13 a 15 de junho de 2007, dia 14 de junho, das 11h50 às 12h30, no Hotel del Mar – Viña del Mar – Chile.Conferência: Experiências de Empresas - Desenvolvimento e Implantação de Plataforma Logística Integrada na Planta da Riopol.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira