Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Exposição mostra peças produzidas em conjunto por APL

Brasília - Produtos dos quatro Arranjos Produtivos Locais (APL) apoiados pelo projeto Promos/Sebrae/BID no Pará, Sergipe, Paraíba e Rio de Janeiro vão ser apresentados em exposição, que estará montada nos dias 20 e 21 de novembro, no Clube do Exército, em Brasília. Além das peças produzidas em cada um deles, propostas de moda íntima feminina, que resultaram da interação dos quatro pólos, prometem encantar o público.

Duas designers contratadas pelo Promos criaram peças de lingerie com detalhes de couro, bordados e madeira, envolvendo respectivamente empresas de Nova Friburgo (RJ), Campina Grande (PB),Tobias Barreto (SE) e Paragominas (PA). Calçados, objetos utilitários e móveis com inserções dos pólos apoiados também estarão na exposição, que mostrará os resultados da cooperação horizontal entre APL.

A exposição acontece dentro da programação do Seminário Arranjos Produtivos Locais, para apresentação dos resultados do projeto. Durante o evento, vários lançamentos de publicações estão previstos. Cada APL lançará uma cartilha com depoimentos dos empresários a respeito das ações e benefícios do projeto. Um livro sobre o setor calçadista na Paraíba, desenvolvido pela Universidade Federal de Campina Grande e editado pelo Promos, também figura na lista de lançamentos. Uma publicação do pólo de moda íntima de Nova Friburgo, abordando a história da lingerie, desde o Egito até os dias de hoje, será outra novidade. Suas páginas trazem fotos com as peças montadas e fotografadas pelos empresários do pólo fluminense.

O projeto Promos/Sebrae/BID tornou-se referência para os APL implantados no País, instituições públicas e privadas e para o próprio Sistema Sebrae. Desenvolvido ao longo de seis anos, o projeto deu os primeiros passos para a implantação do conceito e prática adotados nos distritos italianos no Brasil. É também considerado a primeira iniciativa em termos do estabelecimento da cooperação internacional em APL.

Os pólos calçadista de Campina Grande (PB), de madeira e móveis de Paragominas (PA), de confecção e bordados de Tobias Barreto (SE), e moda íntima de Nova Friburgo (RJ) receberam os benefícios do Promos. "Foi uma das grandes experiências dos últimos anos", afirma Renato Caporali, gerente da Unidade de Assessoria Internacional do Sebrae Nacional.

O Promos está se encerrando na próxima semana, mas duas novas ações de apoio aos APL brasileiros estão previstas, para os próximos meses. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e empresários da região italiana de Marche vão ser parceiros na montagem dos Centros de Serviço em Inovação Tecnológica no Brasil. Inicialmente vão contemplar os APL de madeira de móveis na região norte e o setor de metalmecânica, no ABC paulista.

"Esses centros de serviço não ficarão dentro das empresas. Eles são considerados externalidades, pois são bens que podem ser compartilhados coletivamente por todas as empresas de um pólo ou de vários pólos de um mesmo setor", explica Caporali.

Produtos cooperativos - A exposição com as peças resultantes da cooperação horizontal entre os pólos tem como objetivo mostrar o espírito de cooperação entre os APL. "A idéia foi criar produtos que representam possibilidades de cooperação entre os APL", afirma Joana Pessoa, uma das designers contratadas pelo projeto para desenvolver as peças. Ela e outra designer, Mariana Arnizaut, contam que levaram peças de couro caprino de Campina Grande (PB) para Tobias Barreto (SE).

"As bordadeiras se entusiasmaram e bordaram richelieu e crivo no couro", diz Joana. Um pufe de madeira de Paragominas, assento de tiras de couro da Paraíba, almofada de tule de Nova Friburgo e bordados de Sergipe certamente será um dos destaques da exposição. Peças de moda íntima de Nova Friburgo ganharam inserções de madeira, couro e bordados dos outros três APL.

O algodão natural da Paraíba e os bordados feitos na região de Tobias Barreto geraram conjuntos americanos muito bonitos. Sapatos fabricados no APL de Campina Grande (PB) com saltos de madeira do APL de Paragominas também estarão expostos.

"Apesar de envolver uma logística difícil, são produtos viáveis", esclarece Joana. As peças são propostas diferenciadas, que podem ser produzidas em série. "Elas foram possíveis de ser criadas devido ao entusiasmo e cooperação dos empresários", destaca a designer. Ao todo, serão apresentadas 27 peças na exposição paralela ao seminário de encerramento do projeto Promos. Por: Vanessa Brito/Sebrae

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira