Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/06/2010 - 12:27

A Segunda Guerra Mundial - História e estratégias

Em cenários variados – Europa, norte da África, Oriente Próximo, Extremo Oriente e Pacífico –, a Segunda Guerra exigiu novos sistemas de armas, modificando definitivamente os dados táticos e estratégicos. Esse conflito “fora das normas” também foi absoluto, não somente pela extensão dos massacres, pelo emprego de meios de destruição em massa ou pelo desencadeamento das paixões, mas também por seu desfecho: a capitulação total dos vencidos.

A Editora Contexto traz para o Brasil uma obra completa sobre a guerra que matou cerca de 50 milhões de pessoas, remodelou continentes e consolidou os Estados Unidos e a antiga União Soviética como potências mundiais, inaugurando a Guerra Fria. O livro A Segunda Guerra Mundial - História e estratégias, escrito pelo historiador francês Philippe Masson, especialista em conflitos do século XX, é riquíssimo em detalhes bélicos e estratégicos. E é uma das raras publicações existentes no país que descreve e analisa, nas suas 640 páginas, a guerra do começo ao fim.

O autor conta, por exemplo, como os alemães moldaram e fabricaram tanques quase indestrutíveis, forçando os Aliados a desenvolverem tecnologias para penetrar tais couraças. Retrata os dramas das populações, as reações dos cidadãos durante e depois do fim da guerra. Explica desde as decisões dos generais - e como suas estratégias influenciaram o encaminhamento do conflito - até o papel do soldado. E para melhor compreensão, Masson divide o livro em dois blocos. O primeiro, analítico, é dividido em cinco partes: "Da condução da guerra", "Estratégia e tática", "As controvérsias", "Economia, Moral e comando" e por fim "As frentes internas". O segundo bloco é uma síntese cronológica de toda a Segunda Guerra Mundial.

Muito mais do que a Primeira, a guerra de 1939-1945 merece sem dúvida alguma ser chamada de mundial. Propagou-se por toda a Europa, desde o cabo Norte até a Sicília, de Brest ao Volga. Entrou pelo norte da África antes de estender-se ao Oriente Próximo e de atingir uma grande parte do Extremo Oriente e do Pacífico. As operações que ocorreram em tais teatros de guerra foram favorecidas por novos sistemas de armas que surgiram, revolucionando os recursos táticos e estratégicos. Tal como o havia idealizado Ludendorff em 1918, a guerra foi total. Mobilizou todas as forças morais e físicas dos beligerantes com a implantação de sistemas de propaganda e de economias de guerra.

O segundo conflito mundial foi também absoluto. Não só pela amplidão dos massacres sistemáticos, pelo emprego de meios de destruição maciços ou pela irrupção das paixões, mas também pelo seu desfecho. Contrariamente ao que parecia constituir uma tradição, a guerra não se encerrou por uma paz negociada, ou mesmo ditada, mas pela rendição total dos vencidos. Fenômeno sem precedente na história moderna dos países civilizados.

Além de uma completa cronologia das batalhas e acordos deste sombrio episódio do século XX, Philippe Masson faz uma análise aprofundada do conflito, destacando suas características estratégicas, geopolíticas, logísticas, econômicas e humanas. Esta obra, que favorece as leituras múltiplas, é o guia indispensável para todos aqueles – amantes da história, militares, diplomatas, estudantes e professores – que se interessam pela guerra mais importante que a humanidade já vivenciou.

Philippe Masson, professor universitário, historiador, doutor em Letras e especialista em conflitos do século XX, publicou inúmeras obras, dentre as quais La Marine française et la guerre: 1939-1945, Histoire de l’armée allemande, De la mer et de sa stratégie e Le Drame du Titanic. [ Autor: Philippe Masson | Formato: 16x23 cm; 640 páginas | Preço: R$ 69,90 ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira