Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2007 - 07:43

Bush liga para Lula para discutir Doha e aquecimento

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira que é a favor da participação dos países em desenvolvimento nas reuniões sobre mudanças climáticas do G8 – grupo formado pelas nações mais industrializadas do mundo mais a Rússia.

Bush falou com Lula pelo telefone por cerca de 20 minutos, por volta das 19 horas (horário de Brasília). De acordo com o Palácio do Planalto, os dois conversaram sobre mudanças climáticas e Rodada Doha.

"A respeito da questão da mudança do clima, o presidente norte-americano disse ser favorável a que o G8 inclua, de maneira mais efetiva, alguns países em desenvolvimento nas reuniões em que se discutem metas globais em termos de mudança do clima", afirma uma nota divulgada pelo Palácio do Planalto.

Segundo a nota do Planalto, Bush disse a Lula que aceita que o tema global seja debatido no contexto da ONU

Rodada Doha - Sobre a Rodada Doha, esforço internacional de liberalização do comércio no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), Bush disse que aprecia o otimismo de Lula quanto às possibilidades de se chegar a um acordo.

A Rodada Doha foi suspensa no ano passado devido à falta de consenso entre países industrializados e nações em desenvolvimento.

Bush disse à Lula, segundo o Planalto, que algumas concessões adicionais de todas as partes já seriam suficientes para viabilizar a Rodada.

Segundo a nota do Planalto, Lula disse que "o Brasil continua com a mesma disposição de cooperar para o bom resultado da Rodada Doha e enfatizou a importância do respeito ao princípio da proporcionalidade nas negociações".

Lula e Bush participaram na semana passada do encontro dos líderes do G8, na Alemanha. | Por: BBC Brasil

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira