Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/06/2010 - 13:00

Graça Foster participa do Rio Gas Forum


A diretora de Gás e Energia da Petrobras, Graça Silva Foster, participou no dia 2 de junho (quarta-feira), do Rio Gas Forum. Ela falou sobre a cadeia de valor do mercado de gás natural, destacou a demanda energética do país e os investimentos que a empresa fez nos últimos anos para atender a este mercado.

“De 2007 até 2010 teremos investido 46.1 bilhões de reais para atender à demanda de energia elétrica. Só em gasodutos de transporte foram 21 bilhões de reais. Nos últimos dois anos crescemos 20% a malha destes gasodutos de transporte, de 5 mil para 9650 quilômetros.”

Ela ressaltou a influência que a geração térmica a gás sofre da geração hídrica, de custo mais baixo. “A área de energia de base hídrica exerce uma forte pressão e define a colocação de gás no Brasil. Isto para a Petrobras ou outra empresa. O gás por sua vez exerce pressão sobre a cadeia de petróleo”.

Segundo a diretora, o negócio gás natural precisa adequar-se às características deste mercado, intrinsecamente ligado ao petróleo. “É uma atividade indissociável da produção. A Petrobras começou em 1953 com a prospecção e hoje atua em todos os pontos da cadeia de petróleo e gás”, lembrou.

O chefe do departamento Jurídico internacional da Petrobras, Carlos Borromeu e o gestor comercial de Gás Natural Liquefeito (GNL) da empresa, Márcio Demori, também participaram do Rio Gas Forum. Eles abordaram os temas arbitragem internacional e os terminais de GNL da Petrobras, em Pecém (CE) e na Baía de Guanabara (RJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira