Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2007 - 07:46

Seminário discute produção e consumo de gás natural no Brasil

Tema será debatido no 8º Encontro de Negócios de Energia, promovido pelo CIESP, que ocorre de 19 a 21 de junho, com a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros.

A recente crise causada pela nacionalização das usinas de gás da Petrobras na Bolívia e as diversas conseqüências para o Brasil serão analisadas por autoridades e especialistas dos dois países no 8º Encontro de Negócios de Energia, evento realizado entre 19 e 21 de junho pelo Centro e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp e Fiesp). A possibilidade de racionamento de gás, que até recentemente não era cogitada, agora precisa ser discutida. Outra conseqüência da posição do governo boliviano é a possibilidade de a Petrobras acelerar os projetos de exploração de gás em solo brasileiro.

Para o especialista em energia Maurício Corrêa, diretor da Abracel (Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica), caso haja um agravamento da crise com a Bolívia, haverá problemas graves no Brasil. “Muitos parques industriais substituíram a fonte de energia hidroelétrica pelo gás. Hoje, mais de 10% da matriz energética no Brasil vem do gás. Várias empresas, principalmente de Santa Catarina, Paraná e São Paulo usam o gás como principal fonte de energia”, diz. Para o especialista, uma opção ao gás boliviano seria a importação do oriente médio. “A Petrobras já está realizando uma licitação para isso, mas não é do dia para a noite”, completou.

O assunto será discutido no painel “A visão e os planos dos produtores para a expansão da oferta de gás natural para o mercado brasileiro”, que acontece no segundo dia do evento. Ele será apresentado pelo diretor de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer. A posição da Bolívia será trazida pelo presidente da YPFB (Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos), Guillermo Aruquipa, que tratará do tema “A visão da Bolívia sobre o abastecimento do mercado brasileiro. Expansão da oferta, preços e competitividade no mercado final”. O ministro da Energia e Petróleo da Venezuela e presidente da PDVSA, Rafael Ramírez Carreño, falará sobre “O potencial de abastecimento da Venezuela para o mercado brasileiro de gás natural: competitividade e viabilidade das alternativas Gasoduto e GNL”.

Os presidentes do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Claudio Vaz, da ABDIB (Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústria de Base), Paulo Godoy, da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, e o diretor Geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Hermes Chipp, são algumas das presenças confirmadas nos três dias de debates e palestras.

O evento conta com o apoio da Confederação Nacional da Indústrias (CNI), Associação Brasileira da Infra-estrutura e Industrias de Base (ABDIB), Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica (ABCE) e a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), entre outras.

8º Encontro de Negócios de Energia, dias 19, 20 e 21 de junho, no Centro de Convenções do Novotel Center Norte, na Av. Zaki Narchi, 500 – São Paulo (SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira