Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/06/2010 - 13:10

Viapol comemora 20 anos com crescimento e novos investimentos

Com investimentos arrojados e crescentes, empresa apresenta resultados significativos ao completar 20 anos de fundação e tem metas ambiciosas para os próximos anos.

Com um histórico de crescimento significativo em faturamento e participação de mercado - fundamentado em uma política arrojada de lançamentos de produtos e aquisições de empresas que permitiram a ampliação do negócio original - a Viapol chega aos seus 20 anos de existência com metas ainda mais ambiciosas para manter seu ritmo acelerado de desenvolvimento.

Somente em 2009, em pleno ano de crise econômica, a empresa manteve seus planos de investimentos, da ordem de R$ 7 milhões. Em 2010 serão injetados mais R$ 8,5 milhões no negócio, envolvendo ampliações e melhorias do parque fabril, desenvolvimento de novos produtos e marketing. Os investimentos expressivos dos últimos anos refletiram diretamente no faturamento da empresa, que subiu 25% em 2008 e 9% em 2009, mesmo com todos os impactos da crise econômica mundial. A meta para este ano é crescer nada menos que 30% sobre o faturamento do ano passado, de R$ 150 milhões.

"A empresa, que foi concebida para a fabricação de mantas asfálticas para suprir o mercado brasileiro, se tornou uma especialista em produtos para a construção civil e diversos outros segmentos, com mais de 900 itens em seu portfólio de produtos atualmente. Nosso objetivo é estar presente em todas as fases de uma obra, seja ela de pequeno, médio ou grande porte", declara o diretor da Viapol, Alexandre Racz.

Ele lembra que a gestão da empresa sempre foi pautada pela diversificação de produtos em busca do aumento da participação do mercado e, consequentemente, do faturamento. Com isso, se deu a entrada em segmentos de produtos que atendem aos mais variados setores, incluindo o mercado técnico e de infraestrutura (construtoras, distribuidores, aplicadores, saneamento, usinas, rodoferrovias); de varejo (homecenters, atacadistas, revendas); industrial (indústrias dos mais diversificados ramos), além de comércio, hospitais, escolas, entre tantos outros.

Nova unidade de Aditivos Químicos - Entre os investimentos recentes mais significativos da Viapol está a inauguração da unidade fabril de aditivos químicos para construção civil (concreto e argamassas), ocorrida no segundo semestre de 2009, na planta de Caçapava (SP), que marcou um importante aumento no mix de produtos da empresa, pois simultaneamente surgiram três novas divisões: aditivos para concreto e argamassas; pisos industriais; e recuperação e reforço estrutural - estas duas últimas agregadas à divisão de Químicos para a Construção Civil, já existente.

Com investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões, a capacidade instalada da nova planta de aditivos para concreto e argamassas é de 20 mil toneladas/ano, em cada turno, onde são produzidos plastificantes para concreto e argamassas; polifuncionais, superplastificantes e hiperplastificantes para concreto; aceleradores e retardadores de pega; estabilizadores de hidratação; líquidos de cura e auxiliares.

Tendo como pontos fortes agilidade, flexibilidade e qualidade, a nova planta conta com modernos misturadores e sistemas de transferência que permitem uma produção ágil por meio de sistema informatizado. Com isso, seus 16 tanques de produtos podem rapidamente ser preenchidos e transferidos para caminhões, tambores e containers, atendendo o mercado nacional e sul-americano.

Evolução nos últimos anos - Fundada em 1990, já no primeiro ano de atividades, a Viapol atingiu a totalidade de sua capacidade produtiva, o que fez a empresa conquistar a liderança na produção de mantas asfálticas para o mercado da construção civil.

Em 1992, duplicou a capacidade produtiva, adquiriu novos equipamentos e instalou o mais avançado laboratório de controle da qualidade de produtos asfálticos - fatores que fizeram com que a empresa, em 1994, se tornasse a primeira empresa na América do Sul, dentro do seu segmento, a conquistar a Certificação ISO 9000.

Em busca de novas oportunidades de negócios, a Viapol incrementou suas bases industriais com a aquisição, em 1996, da empresa Hey´di, que permitiu a expansão do portfólio com a fabricação de soluções para impermeabilização à base de cimentos e resinas. A capacidade instalada inicial de produtos químicos saltou de 432 toneladas/ano, para 15 mil toneladas anuais.

Em continuidade à expansão, comprou, em 1998, a Divisão Petroquímica da Vitória Química (Asfaltos Vitória), até então fornecedora de prime para impermeabilização, de emulsões e de asfalto, matéria-prima de mantas, que possibilitou melhor atendimento ao setor industrial.

Em 2005, a empresa incorporou a Fusecolor, fabricante de impermeabilizantes acrílicos, tintas e vernizes, massa para madeira e selantes, o que representou um dos pilares para sua entrada no mercado varejista e no qual vem crescendo rapidamente. Após cinco anos, este segmento já representa cerca de 30% do faturamento da empresa e a previsão é manter o ritmo de crescimento para os próximos três anos entre 15% e 20%.

Perfil - Fundada em 1990, a Viapol é referência nacional no desenvolvimento de soluções completas e eficazes para cada necessidade da construção civil e de diversos segmentos industriais. Está presente nos mercados técnico (profissional), varejista e industrial com uma linha de produtos composta de, aproximadamente, 900 itens voltados à proteção das obras, como mantas asfálticas para impermeabilização; produtos químicos para construção; asfaltos modificados, soluções e emulsões asfálticas; coberturas; massas para recomposição e recuperação de madeira, tintas, vernizes, seladores e impermeabilizantes acrílicos; pisos industriais; aditivos para concreto e argamassas; recuperação e reforço estrutural e soluções para proteção de estruturas de concreto de Estações de Tratamento de Água e Esgoto. Com unidades fabris em Caçapava (SP) e Lauro de Freitas (BA), onde conta também com um Centro de Distribuição, registrou, em 2009, faturamento de R$ 150 milhões, montante 9% superior ao atingido em 2008. Para 2010, a expectativa é registrar um crescimento de 30%. Para isso, a empresa conta com 260 colaboradores e 120 representantes comerciais atuantes em todas as regiões do País, em clientes de grande, médio e pequeno portes. [ [email protected] | www.viapol.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira