Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/06/2010 - 13:10

ThermoSystem e o mercado exterior: novos negócios


A ThermoSystem está há quase 20 anos no mercado e vem crescendo constantemente, conquistando novos consumidores e mercados em todo o Brasil. A empresa investe constantemente em novas tecnologias, estrutura física e recursos humanos. Nesse tempo de mercado, destaca-se por ser inovadora e pioneira no lançamento de produtos como a Ducha Eletrônica Thermo System, que trouxe a regulagem de temperatura na hora do banho ao alcance das mãos. Hoje, a empresa possui uma linha de produtos inovadores no controle da temperatura, como duchas, aquecedor solar e bebedouro eletrônico, todos eles trazendo um diferencial para o consumidor.

Grande parte da tecnologia utilizada para fazer esses produtos diferenciados vem de fora do país. “A ThermoSystem hoje tem licença concedida pela Receita Federal para importar de qualquer parte do mundo. 90% dos itens importados, sejam M.P's, máquinas e equipamentos vêm da China”, afirma Joel Gelson Patricio Lima, gerente de suprimentos da empresa. A maioria desses itens importados são componentes eletrônicos, circuitos montados, máquinas injetoras e robôs, tudo destinado à operação. De acordo com Joel, a ThermoSystem está buscando fornecedores de resina plástica e fio de resistência, mas tudo dentro dos procedimentos internos da empresa.

O volume de importação mensal depende do custo x benefício da importação e de variáveis como dólar e impostos, mas, de acordo com Lima, cada processo gira em torno de U$ 200.000 CIF. Ele afirma que todos os produtos importados são destinados à operação da empresa: fabricação de chuveiros, purificador e Bebedouros eletrônicos. As compras chegam pelos portos de Navegantes e Itajaí.

Empresa entra no mercado da exportação - Na época da crise mundial, mais especificamente entre o final de 2008 e o primeiro trimestre de 2009, a empresa ficou na expectativa sobre como ficaria o mercado mundial. “Principalmente em nosso segmento. Por esse motivo, durante esse período, não abrimos nenhum tipo de negociação com o mercado exterior”, explica Lima.

Essa situação modificou-se no final do ano passado, quando a empresa iniciou as atividades de exportação, fechando negócios com o Peru e o Paraguai. Outro país com operações adiantadas é a Bolívia. As primeiras remessas deverão ocorrer ainda nesse mês. A estrutura de vendas para o mercado externo, inicialmente, estava focada em toda a América Latina e o continente Africano. “Fizemos pesquisas sobre o perfil dos negócios que o Brasil vem realizando nos últimos anos com estes mercados em relação à nossa linha de produtos e preparamos um planejamento de atuação nos países com maior demanda de duchas e aquecedores”, esclarece Luiz Antônio Botega, diretor comercial da ThermoSystem. Segundo ele, a expectativa é que em três anos as exportações signifiquem 15% do faturamento anual da empresa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira