Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/06/2010 - 13:16

Obras por administração reduzem em até 20% os custos dos imóveis de luxo


Economizar até 20% na aquisição de um novo apartamento de alto padrão representa ganhos significativos. E é o que alguns compradores de imóveis de luxo vêm conseguindo ao adotar os contratos de obra por administração. Na prática, cada um participa do empreendimento pagando por uma cota mensal do terreno e da obra, e assume a gestão da construção em troca da redução do custo final do imóvel. Geralmente, o terreno é pago entre seis e doze meses e a obra é paga durante todo o período da construção.

É o modelo que será adotado para construir o Wish, na Praia do Pepê, na Barra da Tijuca, projeto da Sig Empreendimentos em parceria com a Lafem Engenharia. Serão apenas seis apartamentos, com quatro suítes, ao custo de R$ 2 milhões cada.

Segundo o diretor da Sig, Otavio Grimberg, a redução de custos é possível porque não há uma incorporadora responsável pelo empreendimento, o que encarece o projeto. “Além disso, o contratante não tem que arcar com os custos referentes aos riscos da operação como acontece nos projetos das incorporadoras, em que são embutidos no valor do imóvel. Pagará apenas por custos efetivos que possam surgir durante o desenvolvimento da obra”, explica. “Na obra por administração, também não é necessário fazer registro do memorial de incorporação, um processo mais burocrático e mais caro também”, complementa.

Além da diminuição do custo operacional, a construção por administração possibilita um maior nível de personalização dos imóveis. É possível fazer inúmeras adaptações. Mas é preciso ter cautela para não perder nessa etapa do projeto o ganho de escala. "O ideal é que existam poucos donos, pois eles terão de concordar em todas as decisões", acescenta Paulo Renato Paquet, da Lafem Engenharia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira