Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/06/2010 - 13:16

Amanco investe R$ 200 milhões em 2010

Com crescimento acima da média do mercado de construção civil, empresa teve venda líquida de R$ 658 milhões em 2009.

São Paulo – A Amanco, um dos líderes mundiais e líder absoluto na América Latina em tubos e conexões, vai investir em 2010 R$ 200 milhões, valor que abrange aumento de 20% na capacidade de produção das fábricas, desenvolvimento de novos produtos, comunicação da marca na mídia e nos pontos de venda do varejo da construção e capacitação profissional.

O expressivo volume de investimento vem na esteira dos bons resultados do ano passado, quando a Amanco transformou oportunidade em crise, ao dar seguimento à sua estratégia baseada na sustentabilidade e no triplo resultado (econômico, social e ambiental). Mesmo com demanda retraída no mercado nacional, principalmente pela queda de 6% do PIB da construção, a Amanco apresentou em 2009 um crescimento de 4% nas vendas líquidas e 59% no Ebitda (resultado operacional antes da depreciação, despesas financeiras e impostos) em relação a 2008. As vendas líquidas totalizaram R$ 658 milhões, montante que representa 30% do negócio da Amanco na América Latina.

A Amanco espera crescer em 2010 acima de 7,5% (em vendas), com expansão de 18% no Ebitda e de 19% no volume. “A conquista da liderança no mercado brasileiro será uma consequência de nossa estratégia, a qual buscamos executar de forma impecável. Para isso, continuaremos a fortalecer a marca Amanco junto ao público consumidor, oferecer soluções inovadoras de produto, melhorar ainda mais os indicadores de ecoeficiência na produção e formar instaladores hidráulicos em todo o Brasil, entre outras ações”, afirma Marise Barroso, presidente da empresa.

Infraestrutura - Antecipando-se ao aquecimento do setor de infraestrutura nesse ano, com obras do PAC, “Minha Casa, Minha Vida” e projetos para Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, a Amanco teve como principal lançamento de 2009 o Amanco Biax, linha de tubos para redes de adução e distribuição de água potável. Até hoje, no Brasil, para esta aplicação eram somente utilizados tubos em ferro fundido ou em plástico reforçados com fibra de vidro. Com tecnologia inovadora, os tubos têm maior resistência, robustez, leveza, flexibilidade e ecoeficiência. Assim que foi lançado, o Amanco Biax recebeu o Prêmio de Inovação da AESABESP (Associação dos Engenheiros da Sabesp).

“Temos grande expectativa de vendas desse produto, em 2010”, afirma Marise Barroso, presidente da Amanco para a região Sul (Brasil, Argentina e Chile). “Grande parte do investimento que fizemos em inovação no ano passado esteve focada em infraestrutura. Para 2010 temos capacidade instalada 20% maior do que em 2009”, acrescenta.

Desde 2004, a Amanco é a única fabricante no segmento de tubos e conexões que possui Tripla Certificação: ISO 9001 – Gestão da Qualidade, ISO 14001 – Gestão Ambiental e OHSAS 18001 – Gestão de Saúde e Segurança. As certificações foram renovadas em maio de 2010.

Ecoeficiência - A Amanco passou a adotar a metodologia Kaizen em seu programa Excelência em Prática, alcançando ganhos significativos em produtividade, custo e tempo. Com isso, os resultados na área ambiental continuaram a ser expressivos para a empresa, que reduziu o consumo de água de processo em 75%. A melhoria dos indicadores de ecoeficiência, que consistem em eficiência econômica e ecológica, com o objetivo de medir e reduzir o desperdício de materiais, o consumo de água e o consumo de energia - rendeu à Amanco, ao longo dos últimos nove anos, economias de mais de U$ 40 milhões. Com isso, a empresa gera oportunidades no mercado com produtos mais adequados do ponto de vista ambiental e melhoria de rentabilidade para seus acionistas.

Crédito e qualificação profissional - Iniciativas exclusivas da Amanco, dentro do conceito da sustentabilidade integrada à sua estratégia de negócio, tiveram ótimos resultados em 2009 e prosseguem nesse ano. O CredConstrução, cartão de crédito lançado pela Amanco em outubro de 2008, deverá financiar em 2010 R$ 135 milhões em compras de material de construção. O acumulado desde o lançamento, em outubro de 2008, deverá chegar, assim, a R$ 215 milhões até o fim desse ano, com um total de 320 mil unidades emitidas. O programa conta atualmente com mais de 3 mil lojas afiliadas e 200 mil cartões emitidos.

Pela parceria da Amanco com o Senai para capacitação e qualificação profissional, foram formados em 2009 10 mil instaladores hidráulicos em 165 cidades em todo o país. Para 2010, a expectativa é que sejam abertas mais 9,5 mil vagas nos cursos. O curso é voltado para a comunidade em geral e aos profissionais do setor de construção civil que desejam se especializar em instalações hidráulicas.

Perfil da Amanco Brasil - A Amanco Brasil Ltda. é a subsidiária brasileira da Amanco, uma das líderes mundiais e líder absoluta na América Latina em tubos e conexões. Com quatro fábricas no País – única fabricante de tubos e conexões do Brasil a ter a tripla certificação em suas fábricas – a empresa atua nos segmentos predial, infraestrutura e agrícola. Seu escritório principal localiza-se em São Paulo, Brasil.

Toda atuação da Amanco é sustentada pelo conceito de triplo resultado: econômico, social, e ambiental. Ou seja, toda e qualquer ação/produto desenvolvido pela empresa deve apresentar vantagens econômicas, oferecer benefícios para a sociedade e primar pela preservação e sustentabilidade do meio ambiente. Por isso, conta com programas de ecoeficiência em todas as suas unidades fabris, o que a colocou entre as 20 empresas brasileiras modelo, selecionadas por três anos consecutivos (2007, 2008 e 2009), do Guia Exame de Sustentabilidade. Foi eleita em 2008 pela oitava vez seguida como uma das “150 Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil”, em pesquisa realizada pelas revistas Exame e Você S/A.

Amanco na América Latina - A Amanco é uma companhia industrial, parte da Mexichem, líder latino-americana absoluta na produção e comercialização de tubos e conexões para a condução de fluidos, principalmente água. Os produtos Amanco são comercializados em 20 países do mundo por meio de uma extensa rede de mais de 50 mil pontos de venda. A Amanco conta com 27 fábricas em 11 países da América Latina, oferecendo soluções inovadoras, produzidas com a mais alta tecnologia, ecoeficiência e qualidade.

Perfil - Mexichem é um grupo mexicano de empresas químicas e petroquímicas e controladora da Amanco. Com respaldo de mais de 50 anos de trajetória, a Mexichem atua nas cadeias produtivas do flúor e do cloro-vinil, sendo líder em toda América Latina nos dois segmentos de negócio. Exporta para mais de 50 países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira