Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/06/2010 - 09:55

Beneficiários do Bolsa Família qualificados no Rio de Janeiro

Oitocentos beneficiários do programa de transferência de renda do MDS receberão certificados de conclusão de cursos de turismo.

No Rio de Janeiro, 800 pessoas terminaram capacitação na área de turismo e receberam os diplomas no dia 7 de junho (segunda-feira). A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no Teatro Odylo Costa Filho da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O secretário de Articulação Institucional e Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ronaldo Garcia, participou da solenidade.

A qualificação e a inserção profissional dos beneficiários do Programa Bolsa Família – mantido pelo MDS – são prioridades estabelecidas pelo Governo Federal.

Os 800 trabalhadores do Programa Próximo Passo concluíram os cursos de garçons, atendentes de agências de viagens, mensageiros e confeiteiros. Para ter acesso aos programas de qualificação, tiveram que comprovar ser beneficiário do Bolsa Família, ter mais de 18 anos e ter concluído, pelo menos, a quarta série do Ensino Fundamental. Esses são os critérios para conseguir uma vaga no Próximo Passo.

O programa é realizado pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Trabalho e Emprego (MTE) e do Turismo (MTur), sob coordenação da Casa Civil da Presidência de República, em parceria com os governos estaduais e municipais, empresários e trabalhadores. O objetivo é capacitar e inserir os beneficiários do programa Bolsa Família em postos de trabalho gerados na construção civil e no turismo. Os cursos, com duração média de 200 horas, divididas entre teoria e prática, formam pedreiros, pintores, eletricistas, encanadores, mestres de obras, garçons, cozinheiros, padeiros, barmen, mensageiros, camareiros, agentes de viagem e auxiliares de eventos.

Investimentos - Somente em 2008, foram destinados R$ 145 milhões do orçamento do TEM para a execução das qualificações profissionais. Em outubro do ano passado, 39.609 beneficiários estavam em sala de aula e 159.475 tinham feito inscrição no Sistema Integrado de Gestão das Ações de Emprego (Sigae) do MTE.

Os cursos para a construção civil do Próximo Passo atendem famílias nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Distrito Federal, São Paulo (SP), Campinas (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Também são oferecidos cursos nas cidades de Vitória (ES), Goiânia (GO), Palmas (TO), São Luís (MA), Aracaju (SE), Maceió (AL) e Campo Grande (MS), num total de 249 municípios. Já a área de turismo é voltada aos beneficiários das capitais. | Ascom/MDS

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira