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08/06/2010 - 10:27

Samaritano completa um ano de utilização do sistema integrado de gestão hospitalar e imagens digitais

O hospital torna-se referência no segmento de saúde após a implantação das novas ferramentas.

O Hospital Samaritano de São Paulo implantou há um ano um novo sistema de gestão hospitalar, o Tasy da WHEB Sistemas, integrado ao também recente sistema de imagens médicas digitais, o IMPAX da AGFA Healthcare. Estes projetos receberam juntos investimentos de R$ 5 milhões, em mão de obra e infra-estrutura de software, hardware e instalações.

Segundo o Superintendente Geral de Operações do Hospital Samaritano, Sérgio Lopez Bento, o Hospital Samaritano está em posição de vanguarda no mercado, com um sistema maduro e com colaboradores bem adaptados. O Tasy é uma solução completa para fornecer aos gestores uma visão global e integrada da organização.

“A implantação de sistemas integrados de gestão hospitalar é uma tendência irreversível na moderna gestão hospitalar. Isso porque o volume de dados gerados na atividade diária de um hospital nas áreas assistenciais, de apoio e administrativas é enorme. Não há como tratar tais dados e transformá-los em informação gerencial sem o recurso da informática”, explica Bento.

Após este período de adaptação e familiarização com o programa, o Hospital aponta um grande avanço na otimização dos processos internos e na criação de um registro eletrônico dos pacientes. Os ganhos englobam tanto a área administrativa como a assistencial, já que todo o hospital está integrado em uma mesma plataforma online.

Segundo Klaiton Simão, Gerente de Tecnologia da Informação do Hospital Samaritano, a administração ganhou eficiência em gestão com processos padronizados, confiabilidade na geração dos dados e maior qualidade nos controles. “Hoje há um maior domínio sobre o fluxo da operação, porque com ações padronizadas todos sabem como fazer o seu trabalho. Consequentemente, os gestores conseguem avaliar as atividades e os resultados de maneira adequada”, explica Simão.

Já na área Assistencial, o sistema trouxe melhor qualidade no atendimento ao paciente, pois todo o histórico de cada pessoa atendida está no Tasy. Outros pontos positivos englobam o uso do prontuário eletrônico no seu conceito mais correto, que inclui a utilização de imagens médicas digitais através do Programa IMPAX. “No Samaritano, o conceito de prontuário eletrônico é aplicado de maneira ampla, ou seja, toda e qualquer informação a respeito do paciente está dentro do sistema”, afirma Klaiton Simão. Isso, além de tornar os processos assistenciais mais ágeis e confiáveis, disponibiliza as informações de forma online, gerando desta forma indicadores de gestão da produção assistencial.

Atualmente, a área de Tecnologia da Informação do Hospital Samaritano está conduzindo um projeto de melhorias, que deve se estender até 2011 para tornar a utilização da plataforma cada vez mais fácil e ágil. “Dentre as melhorias previstas para os próximos meses temos a certificação digital, que eliminará o uso do papel, e a utilização dos dispositivos móveis na beira do leito, o que aumentará a segurança do paciente e agilizará as atividades da equipe de enfermagem”, vislumbra Sérgio Bento.

Especificamente na área financeira e de controladoria, o corpo gestor do Hospital está avançando para implantar o conceito de unidade de negócio, totalmente baseada nas informações geradas e disponíveis no Tasy. Assim, cada uma dessas unidades será a responsável por gerir e controlar seu orçamento

Para o sucesso do projeto, a colaboração do corpo clínico foi fundamental, pois o sistema tem grande influência no trabalho dos médicos. “Esses profissionais interagem com o programa em todas as atividades relacionadas ao prontuário eletrônico, que é alimentado diretamente pelos médicos e pela prescrição de recursos – medicamentos, exames, procedimentos e terapias - para o tratamento do paciente”, esclarece Bento. “O resultado positivo só foi possível pelo esforço de toda a comunidade do Samaritano, que participou de intensos treinamentos, além do apoio dos fornecedores e pela atuação da nossa equipe de TI”, finaliza o Superintendente.

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