Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/06/2010 - 12:03

Especialista critica a influência política na regulação mundial do setor de energia, durante o IAEE's Rio 2010

Rio de Janeiro – O presidente do International Association for Energy Economics (IAEE), Einar Hope, criticou no dia 7 de junho (segunda-feira), a influência política na área de regulação, observada nos governos mundiais atualmente. “Este é o principal erro que um país pode cometer no estabelecimento de normas para o setor energético”, afirmou o economista norueguês, que participou do painel Desafios da Regulação de Energia no Futuro, no IAEE’s Rio 2010 International Conference, no Rio de Janeiro.

Segundo ele, a regulação tem se concentrado erroneamente nos ministérios e não nas agências mundo afora, o que pode pôr em risco a independência do setor, necessária para balizar a relação entre consumidor, governo e empreendedor. “O foco precisa estar nas necessidades da sociedade para evitar monopólios e a exposição das normas às revisões governamentais”, salientou.

O IAEE's Rio 2010 International Conference acontece até quarta-feira (9/6), no Hotel Intercontinental (RJ). A realização do evento tem como objetivo avançar na aplicação da economia na esfera da energia e no conhecimento das propostas internacionais. No Brasil, a IAEE tem parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP) e com a Associação Brasileira de Estudos em Energia (AB3E). O evento conta ainda como o apoio do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Unicamp (Nipe).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira