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08/06/2010 - 12:43

GOL apresenta crescimento de 14,5% da demanda e Yield próximo de R$21,50

Segundo mês consecutivo de recorde de demanda na comparação ano a ano.

São Paulo – A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (BM&FBovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, registra pelo segundo mês consecutivo a maior demanda no mercado doméstico, desde o ano de início de suas operações em 2001, na comparação ano a ano.

Demanda - Em comparação a maio de 2009, a Companhia registrou crescimento da demanda em sua malha aérea de 14,5%, sendo 14,9% no mercado doméstico. Esses aumentos foram impulsionados pela contínua melhoria no cenário econômico no Brasil impulsionado pelo maior Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrado no ano e o maior nível do Índice da Situação Atual (ISA) em toda sua série histórica, ambos medidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Adicionalmente, o efeito combinado do: (i) gerenciamento dinâmico de tarifas com os resultados positivos obtidos pela introdução da nova Família Tarifária, (ii) constante desenvolvimento do SMILES, (iii) elevados indicadores de qualidade (pontualidade, regularidade e atendimento ao cliente) e, (iv) maior frequência entre os principais aeroportos do Brasil, com destaque aos voos no horário comercial, beneficiaram as viagens a negócios, o segmento historicamente predominante para o mês de maio que é sazonalmente um período de baixa temporada para viagens a turismo.

Em comparação a abril deste ano, a demanda nos mercados doméstico e internacional, tiveram queda de 7,5% e 9,0% respectivamente, devido à sazonalidade e pela não ocorrência de feriados no mês de maio em comparação ao mês anterior (Paixão de Cristo e Tiradentes).

A GOL não é favorável a cenários irracionais de mercado e reitera seu guidance para 2010.

Na malha aérea internacional da GOL, a demanda também cresceu 11,5% em comparação ao mesmo mês de 2009, refletindo principalmente a retomada da atividade econômica na América do Sul em voos para Argentina e Chile, além da elevada demanda para as rotas para o região do Caribe que já conta atualmente com cinco destinos (Aruba, Barbados, Curaçao, Panama e Punta Cana)

Oferta - A Gol vem mantendo sua estratégia disciplinada de adicionar capacidade em patamares condizentes ao crescimento da demanda em sua malha aérea, claramente observada no mercado internacional que apresentou redução de 5,0% na oferta de assentos, obtendo porém um aumento de 11,5% na demanda na comparação ano a ano. Para o mercado doméstico, a GOL registrou aumento na oferta de 16,4% em função da alta produtividade das aeronaves, com taxa de utilização acima de 12,5 horas bloco diárias no mês de maio, em comparação a 11,8 horas registrado no ano anterior e manutenção de etapa média mais longa. Estes efeitos combinados resultaram na redução do BELF (Break-even load factor) e consequente maximização da margem operacional, em um mês considerado pico de baixa temporada, por meio da diluição dos custos unitários e na manutenção do yield em um patamar mais elevado. Adiciolnamente, prepara a malha aérea da Gol, para a transição com a alta temporada que se inicia a partir dos feriados do mês de junho e início das férias escolares do mês de julho.

Taxa de Ocupação e Yield - A taxa de ocupação total aumentou 0,5 pontos percentuais em comparação ao mesmo período de 2009, alcançando 58,4% (sendo 58,8% no mercado doméstico e 55,3% no mercado internacional). Em comparação a abril de 2010, a taxa de ocupação total caiu 4,8 pontos percentuais em virtude do já comentado reposicionamento na malha aérea e da escassez de feriados no mês, dado o perfil mais turístico da malha internacional da GOL.

Pelo mês de maio apresentar um perfil mais voltado a viagens de negócios e taxas de ocupação mais baixas em comparação aos demais períodos do ano, os yields apresentaram alta ficando próximos aos R$21,50 centavos, mesmo em um período do ano sazonalmente fraco. Com isso, os patamares atuais dos yields ficam ligeiramente acima das perspectivas financeiras da Companhia, refletindo o gerenciamento dinâmico de tarifas.[www.voegol.com.br/ri]| PR Newswire

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