Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2007 - 08:40

Franchising e empreendedorismo

O sistema de franchising faturou quase R$ 40 bilhões em 2006. O salto de qualidade e a profissionalização dos negócios fizeram com que assumisse uma posição de destaque na economia nacional, traduzindo o espírito empreendedor do brasileiro. Hoje são mais de mil marcas de redes em operação no país, incluindo as estrangeiras. E há brasileiras, muito bem sucedidas aqui, que estão colocando um pé no exterior ou consolidando sua posição no mercado externo.

Mais de 400 redes operam sob o guarda-chuva da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e em torno de 200 estarão presentes no maior evento anual do setor, a ABF Franchising Expo, que acontece em São Paulo de 27 a 30 de junho, no Expo Center Norte.

Todo esse cenário positivo em torno de um sistema que gera dezenas de milhares de empregos é resultado de muito trabalho, de pesquisa e busca incessante de aprimoramento dos serviços. As franquias se modernizaram e as relações com os franqueados se tornaram mais transparentes. Como em qualquer outra atividade econômica, é um sistema que somente avança quando todas as partes envolvidas são beneficiadas, incluindo toda a cadeia de fornecedores.

Portanto, se você é um empreendedor que está pensando em investir seu dinheiro em um negócio próprio, essa é uma excelente opção, desde que, antes, você se informe sobre todas as regras do jogo. Como são muitas as dúvidas quando se é colocado diante de uma decisão, é sempre bom ficar atento às dicas dos consultores.

Escolher uma entre tantas opções é um passo importante e uma mudança de vida. Muita coisa deve ser observada, em um processo de análise, estudos e ponderações. Não pode ser uma compra por impulso, de paixão pelo produto ou pela marca. É uma decisão que requer envolvimento profundo com o negócio e com a equipe da franqueadora, pois o sistema de franchising exige uma relação baseada em confiança e transparência.

Participar de uma rede de franquias pressupõe trabalhar dentro de padrões estabelecidos e normas rígidas, ter a unidade sob supervisão do franqueador, ser parte de um grupo de franqueados que podem ter cultura e expectativas distintas. Por isso, muita atenção às normas, sem se deixar levar só por boas intenções. Como em todo o mercado, existem empresários que prometem e nem sempre podem cumprir o prometido. Acordos verbais devem ser evitados.

Algumas dicas podem facilitar a tarefa de escolher a melhor franquia:

- Comece com uma auto-análise e verifique em que momento de vida você está, por que quer investir e quais são as expectativas;

- Analise com a família ou sócios com que segmento(s) de atuação você mais se identifica; observe oportunidades de negócios, converse com as pessoas envolvidas, conheça a realidade das operações e o grau de satisfação delas;

- Entre em contato com as empresas franqueadoras de seu interesse e avalie o conceito do negócio, os números e resultados esperados e, o mais importante, o tipo de suporte oferecido às unidades franqueadas;

- Analise a relação entre local em que pretende implantar a franquia, disponibilidade de áreas oferecidas pelo franqueador e perfil do público-consumidor da marca; compare tudo e não se deixe levar pelo entusiasmo;

- Seja extremamente crítico, exigente e esteja prevenido financeiramente, principalmente nos seis primeiros meses.

. Por: Ana Vecchi, diretora da Vecchi & Ancona Estratégia e Gestão

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira