Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/06/2010 - 08:24

Alcoa e Exal são as grandes vencedoras do Prêmio Diamond, oferecido pela DuPont por inovação em embalagens


Prêmio Diamond é concedido às duas empresas por conjunto de novas e sustentáveis tecnologias para recipientes de bebidas.

A Alcoa e a Exal Corporation, a maior fabricante mundial de embalagens extrudadas de alumínio, comemoram que a leve e sustentável garrafa de alumínio Coil-to-Can® (da bobina à lata), ou "C2C", fabricada a partir das folhas de alumínio Alcoa e do processo industrial C2C da Exal, foi a grande vencedora da 22ª edição do Prêmio Dupont de Inovação em Embalagens, conquistando o Prêmio Diamond. Esta premiação, de alto prestígio, é a mais tradicional do setor de embalagens, com júri independente e destinada a reconhecer inovações em materiais, tecnologia e serviços de embalagem.

Os juízes do Prêmio Diamond definem os vencedores por sua excelência em inovação, sustentabilidade e redução de custo/desperdício. O júri é formado por líderes globais do segmento de embalagens, especialistas e consultores do setor, e desjgners industriais. Na edição deste ano foram inscritos 160 trabalhos de todo o mundo, e a equipe Alcoa-Exal foi uma das duas únicas vencedoras no nível Diamond.

“Neste ano decidimos que o Premio DuPont seria focado nos elementos essenciais para promover avanços na área de embalagens. Para satisfazer as necessidades dos consumidores, a indústria e o comércio, estão à procura de inovação, redução de custo/desperdício e sustentabilidade”, diz Carolann Haznedar, diretora global de Negócios e - Mercado da DuPont Embalagens e Polímeros Industriais. “Esses vencedores demonstram o tipo de inovação colaborativa necessária para resolver esses problemas multidimensionais”.

A tecnologia C2C da Exal Corporation combina a rapidez da fabricação e a leveza e padronização da tecnologia das latas de bebidas de alumínio com a dinâmica tecnologia de moldagem , anteriormente disponível apenas para recipientes de alumínio extrudados de paredes mais espessas. Antigamente todas as garrafas de alumínio do mercado norte-americano eram fabricadas usando tecnologia de extrusão de impacto.

As garrafas de alumínio C2C feitas a partir de folhas especiais para garrafas são cerca de 40% mais leves que as garrafas de alumínio extrudado por impacto; e, apesar da espessura da parede do recipiente C2C ser menor que a da garrafa extrudada por impacto, a C2C é mais resistente nas áreas de deformação e pressão de ruptura. Além disso, a redução da quantidade de metal e a maior velocidade de produção proporcionam preço competitivo que o da garrafa de bebida de alumínio extrudado por impacto. E o mais importante é que a garrafa de alumínio C2C é 100% reciclável e de ciclo fechado, o que significa que, como no caso da lata de alumínio, a garrafa C2C pode ser infinitamente reciclada e transformada em nova garrafa de alumínio.

A Exal comercializou sua tecnologia Coil-to-Can® (da bobina à lata) em 2008 com a produção de garrafas feitas a partir das folhas de alumínio para garrafas da Alcoa para a ESKA Still e Sparkling Water, do Canadá. Esse lançamento foi seguido pela Coca-Cola, que passou a usar a nova e criativa garrafa de alumínio C2C em diversas marcas de seus refrigerantes.

Alcoa e Exal Corporation vencem o prestigiado Prêmio Diamond, em sua 22 ª edição anual - “Estamos muito honrados por termos recebido o reconhecimento mais importante da DuPont em embalagens, pelo nosso compromisso com a inovação, sustentabilidade e redução de custos. É um testemunho do poder da verdadeira parceria que temos com a Alcoa. Estamos particularmente orgulhosos da criatividade, comprometimento e do trabalho árduo da equipe operacional ‘Coil to Can’ (da bobina à lata) da Exal por tornar a garrafa leve uma realidade comercial”, disse Edward B. Martin, diretor de Desenvolvimento Comercial da Exal.

“A Alcoa está extremamente orgulhosa e grata por ter recebido esse conceituado reconhecimento do Premio Diamond da DuPont. A garrafa de alumínio C2C é um grande avanço na redução de custos, inovação, sustentabilidade evelocidade de produção. A embalagem é mais leve, mais resistente e custa menos. Ela também é mais vantajosa se compararmos com as garrafas de vidro e de PET nos quesitos peso, resistência e custo. Agora há uma opção de embalagem de alumínio de baixo custo, resselável, reciclável e visualmente atraente para os comerciantes de bebidas”, disse Curtis Hughes, vice-presidente Comercial de Embalagens Rígidas da Alcoa.

A garrafa de alumínio C2C também foi recentemente reconhecida pelo Institute of Packaging Professionals (Instituto de Profissionais de Embalagens) com o troféu Ameristar 2009/2010, com o prêmio “Lata Internacional do Ano de 2009”, patrocinado pelo Grupo Sayers Publishing e também com o prêmio de Inovação Comercial do Ano “Stevie” 2009, da American Business Awards.

Perfil- A Exal Corporation é a líder mundial em fabricação de embalagens de alumínio extrudado. A empresa também oferece inovações baseadas em bobina de metal, opções de embalagem recipiente na América do Norte e Europa e líder em produtos aerosol e líquido na América Latina. As unidades industriais estão localizadas nos Estados Unidos, Argentina, Holanda, França e Suíça. [ www.exal.com] ou contate Michael Clark, diretor de vendas de recipientes para bebidas: [email protected]

Alcoa - Há 45 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui 63 mil funcionários em 31países e integra pela oitava vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Foi eleita por cinco vezes consecutivas uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Nesse ano, incluída pela terceira vez consecutiva na lista das 50 Empresas do Bem, da revista Dinheiro. Em 2009 a Alcoa foi eleita uma das 20 empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Foi incluída pela nona vez entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work. Também foi uma das "empresas mais admiradas do Brasil", segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital; e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro. Foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. [www.alcoa.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira