Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/06/2010 - 08:32

Aquavision, na Noruega, discute o futuro da produção de alimentos na água, como camarão, tilápia e salmão

Stavanger, Noruega – A produção sustentável de peixes, incluindo camarão, tilápia e salmão, é o tema principal do Aquavision 2010, fórum de discussões sobre aquacultura iniciado hoje em Stavanger, Noruega. Mais de 300 empresários, especialistas, técnicos e consultores de 25 diferentes países, inclusive Brasil, Chile e Peru, participam do encontro, iniciativa da Nutreco, empresa líder global em nutrição para produção animal e aquacultura.

Eduardo Amorim, presidente da Nutreco Fri-Ribe, representa o Brasil no Aquavision 2010. Para ele, o tema produção sustentável é fundamental para vencer os desafios do aumento da oferta mundial de alimentos sem esquecer o meio ambiente e a questão social, parâmetros de inquestionável relevância no cenário atual. “O Brasil tem potencial tremendo para a aquacultura, com destaque para camarão, tilápia, tambacu e outros peixes. E nada melhor do que crescer nesse mercado com sustentabilidade. O Aquavision dá essa visão a partir das experiências dos líderes mundiais”, ressalta Amorim.

“A aquacultura também foi chamada a dobrar a produção atual – estimada em 64 milhões de toneladas/ano – até 2050 para ajudar a alimentar uma população estimada em 9 bilhões de pessoas”, ressaltou Wout Dekker, CEO da Nutreco, durante a abertura do Aquavision 2010. Para Dekker, a grande lição a ser aprendida por todos os envolvidos na cadeia da produção de alimentos é que nos últimos dez anos se fez pouco em comparação com os desafios do futuro. As empresas têm de ajustar suas posturas hoje. Estamos ficando sem tempo para fazer todas as mudanças necessárias”, disse o CEO da Nutreco para uma atenta platéia.

“Temos de definir hoje o caminho que queremos seguir”, definiu Karls Rose, estrategista-chefe da Shell, em sua apresentação. “Não é apenas o aumento da população que nos desafia, mas também as mudanças globais em várias áreas, como saúde, conhecimento, meio ambiente. A água sem dúvida é um componente essencial nesse processo. Precisamos respeitar sua condição, saber de suas limitações e trabalhar com inteligência para aproveitar esse bem a favor da humanidade. E, cá entre nós, as pessoas estão ficando cada vez menos complacentes com quem não respeita o meio ambiente”.

O Aquavision vai até a quarta-feira, dia 09 de junho, em Stavanger, a quarta maior cidade da Noruega e capital de duas importantes indústrias do país: o petróleo e o salmão.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira