Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/06/2010 - 09:09

ANEFAC prevê alta de 0,75 na taxa Selic, mas sem impacto nos juros

Com base nas últimas sinalizações do Banco Central (BC), a estimativa é que a taxa básica de juros (Selic) seja elevada em 0,75 ponto percentual, avalia a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC).

De acordo com o economista Miguel Ribeiro de Oliveira, responsável pela área de pesquisa da ANEFAC, a possível elevação da Selic pelo Banco Central, considerando um aumento de 0,25 até 1,0 ponto percentual, terá pouco impacto direto nas taxas de juros das operações de crédito.

Segundo o economista, com a queda nos índices de inadimplência e a maior competição do sistema financeiro, “é possível até mesmo que, com a elevação da Selic, as taxas de juros das operações de crédito não venham a ser elevadas, como algumas instituições financeiras já anunciaram”, analisa Ribeiro de Oliveira.

Na simulação da ANEFAC, considerando a Selic a 10,25%, os juros mensais do cartão de crédito (Pessoa Física) aumentariam de 10,69% ao mês para 10,75% ao mês. No caso do empréstimo pessoal em bancos, os juros mensais seriam elevados de 4,85% para 4,91%.

“Esse fato ocorre uma vez que existe um deslocamento muito grande entre a taxa Selic e as taxas cobradas ao consumidor que, na média da Pessoa Física, atingem 121,71% ao ano - provocando uma variação de mais de 1.100,00% entre as duas pontas”, explica o economista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira