Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/06/2010 - 09:15

Pesquisa sobre marcas relacionadas à Copa do Mundo revela que Nike é a mais lembrada entre internautas

Estudo realizado pelo Instituto QualiBest com usuários de Internet de todo o Brasil revela que Nike, Coca-Cola, Adidas e Brahma são as marcas mais relacionadas ao mundial.

O Instituto QualiBest (www.institutoqualibest.com.br) acaba de divulgar os resultados de uma pesquisa nacional sobre marcas relacionadas à Copa do Mundo. Realizado durante o mês de maio de 2010, com 604 internautas das cinco regiões do Brasil, o estudo apontou que as marcas mais lembradas – sem nenhum tipo de estímulo – são Nike (44%), Coca-Cola (33%), Adidas (26%) e Brahma (19%).

Porém, quando estimulados com opções de marcas e produtos associados à Copa do Mundo, os internautas elegeram a Coca-Cola como primeira do ranking, com 67% das escolhas. Na sequência, destacaram-se as marcas Nike (58%), Adidas (42%) e Brahma (41%).

De qualquer forma, tanto de maneira espontânea quanto estimulada, estas quatro marcas foram mais lembradas pelos internautas brasileiros quando o assunto é Copa do Mundo.

Melhor propaganda - A pesquisa também questionou as campanhas publicitárias relacionadas à Copa do Mundo e 56% dos entrevistados disseram ter preferência por alguma publicidade, 25% responderam que nenhuma peça se destacou e 19% não se lembraram de nenhum comercial.

Questionados sobre o meio de comunicação onde os 81% dos entrevistados ouviram ou viram a campanha que mais gostaram, 89% citaram a TV. Muito distante, a segunda mídia foi a Internet, citada por apenas 9% dos participantes.

Dentre os internautas que gostaram de alguma campanha publicitária específica, as mais lembradas foram: Coca-Cola (22%), Seara (16%), Skol (15%) e Brahma (14%). Quando questionados sobre o que mais gostaram nas propagandas das marcas escolhidas, os pesquisados responderam que a Coca-Cola era “interessante” por descrever o sentimento do torcedor brasileiro. A Seara foi apontada como “divertida”, graças à performance dos jogadores do Santos ao som de Single Ladies. A preferência pela campanha da Skol foi pelo “humor inteligente”, por conta dos argentinos que bebem a cerveja e “se tornam brasileiros”. Já a propaganda da Brahma foi apontada como “criativa” por retratar que o povo brasileiro é guerreiro.

Celebridades - A mesma pesquisa ainda apontou que 48% dos entrevistados não associam a Copa do Mundo a artistas ou celebridades que não sejam diretamente ligados ao futebol. Entre os 52% restantes, o narrador Galvão Bueno é o mais lembrado (10%), seguido de Ivete Sangalo (6%), Fátima Bernardes (5%) e Lula (5%).

Dados da Pesquisa - Coleta: questionário enviado via e-mail para preenchimento.

Amostra: foram obtidas 604 respostas de todo o Brasil, incluindo homens e mulheres cadastrados no Painel QualiBest, com mais de 18 anos de idade, das classes A, B e C. Campo: 11 a 14 de maio de 2010.

Instituto QualiBest - Há dez anos no segmento de pesquisas de mercado on-line, o Instituto QualiBest já conta com mais de 200 mil usuários cadastrados em todo o país. Entre as organizações que já contrataram pesquisas do Instituto QualiBest, destacam-se agências como F/Nazca, JWT, Loducca e Lowe, os Bancos Panamericano e Real, além de companhias de diversos setores como Abott, Basf, Intel, GloboSat, Nokia, Redecard, Samsung, Senac e Telefônica.

Entre os serviços desenvolvidos pelo Instituto QualiBest estão pesquisas quantitativas, discussões digitais, painéis on-line, relatórios de e-commerce, entrevistas dirigidas sobre mercados específicos, testes de qualidade de sites, estudos sobre lançamento e reposicionamento de marcas, além de testes e estudos sobre a eficácia de campanhas publicitárias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira