Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2010 - 07:54

Amdocs apresenta levantamento de como as operadoras estão adotando novas estratégias para direcionar o clima competitivo

Relatório desenvolvido pela Economist Intelligence Unit traz cinco estratégias de negócios, incluindo parcerias com grandes players e abordando o receio de se tornar “dumb pipe”.

São Paulo– A Amdocs (NYSE: DOX), empresa líder em desenvolvimento de software e serviços para as operadoras de telecomunicações e provedores de conteúdo, apresenta um estudo exclusivo que analisa os diversos modelos de serviços que as operadoras vêm buscando quando se trata de competir com os principais players da internet, como Google e Skype. O relatório aponta que as únicas operadoras ativas, que tenham relações com clientes e habilidade de implementar serviços baseadas em tecnologias multiplataformas, proporcionam vantagem competitiva e melhores oportunidades de parcerias com grandes players da Internet.

Segundo Denis McCauley, da Economist Intelligence Unit (EIU), ao consultar operadoras ao redor do mundo, o relatório aponta que o risco de se tornar um ’cano burro’ é extremamente exagerado. "Este relatório demonstra que, apesar dos muitos desafios que a indústria enfrenta, operadoras mais arrojadas estão encontrando caminhos para gerar receita por meio de novos modelos de negócio. As estratégias das operadoras estão sendo definidas e validadas, e elas estão alcançando resultados”.

Com o título “Finghting Smart", o relatório da EIU destaca cinco opções de estratégia para as operadoras capitalizarem receita em um mundo conectado, para o qual é estima-se que mais de um trilhão de dispositivos serão conectados à rede. O relatório conclui que estas cinco estratégias, mesmo que adotadas isoladamente, podem auxiliar os prestadores de serviços frente aos novos desafios das mudanças do mercado. Além disso, as estratégias combinadas podem impulsioná-los na lucratividade em longo prazo.

. Smart Pipe: parceria, em vez de competir com os grandes players (empresas de internet que oferecem seus próprios serviços de vídeos e conteúdos), permitirá que as operadoras oferecam aos seus clientes uma experiência positiva para os assinantes, além de atrair novos clientes. Segundo o relatório, um fornecedor líder de serviços do Reino Unido incrementou em 20% sua margem de lucro e atraiu clientes mais rentáveis ao estabelecer parceria com uma empresa de Internet.

. Eficiente Pipe: uma maior automatização dos processos de negócio irá impulsionar a lucratividade dos prestadores de serviços. Monitoramento cauteloso da demanda por services e da concorrência vai auxiliar as operadoras a controlarem o ritmo da implantação da rede de próxima geração; além de garantir uma maior integração das unidades fixas e móveis, compartilhamento de componentes de rede e utilização de tecnologias avançadas em áreas de alta demanda podem ajudar a melhorar a eficiência. Dados recentes sugerem uma grande redução de custos ao migrar para novas redes, incluindo uma redução de 50% no custo por megabyte, quando se migra de 3G para HSPA (High-Speed Packet Access) e outra redução de 50% de HSPA para LTE ( Long-Term Evolution).

. Pricing Pioneer: aprovação de novos modelos de precificação que melhor refletem o uso real da rede, como modelos de preços baseados no uso da hora do dia e velocidade, que garante a rentabilidade. O relatório ressalta que as políticas justas com foco em largura de banda exagerada podem ser eficazes em alguns mercados e amplia a possibilidade de "traffic shaping", onde as tarifas das operadoras são baseadas em velocidade ou cobram mais pelo uso em períodos de maior movimento.

. Defender o domínio: apoiar ao invés de resistir a tecnologias concorrentes, como voz sobre IP (VoIP) irá reter e atrair clientes e gerar mais receita com serviços de dados.

. Transformação: expansão em setores como energia e saúde, por meio da computação em nuvem, redes inteligentes e comunicações machine-to-machine, gera novas oportunidades de receita.

A pesquisa foi baseada em entrevistas com executivos sênior, prestadores de serviços e especialistas independentes, bem como em pesquisa documental. [http://www.eiu.com/site_info.asp?info_name=fighting_smart&page=noads&rf=0].

Perfil- A Amdocs é uma empresa é líder em desenvolvimento de software e serviços para as operadoras de telecomunicações e provedores de conteúdo e oferece uma abordagem integrada e inovadora em seus serviços. Seus produtos, de elevado custo-benefício e baixo risco, favorecem a criação de novos negócios, de acordo com as necessidades do mercado, criando novas fontes de receita e aumento da lucratividade. A Amdocs é uma empresa global com receitas de US $ 2,86 bilhões no ano fiscal de 2009, possui mais de 18.000 empregados e atende a clientes em mais de 60 países ao redor do mundo. [www.amdocs.com]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira