Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2010 - 08:05

II Prêmio Sebrae Minas Design

Vencedores são de Minas Gerais e São Paulo.

O Sebrae-MG anunciou, no dia 9 de junho (quarta-feira), os dez vencedores do II Prêmio Sebrae Minas Design. Dos cinco trabalhos ganhadores da categoria estudante, quatro são de Minas Gerais e um de São Paulo. Na categoria profissional, os cinco premiados são mineiros. Os designers vencedores farão visita a um centro de referência em design na Europa. Os projetos finalistas, vencedores e classificados participam de catálogo e exposição no Palácio das Artes, Espaço Mari’Stella Tristão, em Belo Horizonte.

O júri, composto por profissionais consagrados na área, como Adélia Borges (SP), Dijon de Moraes (MG), Itiro Iida (DF), Newton Gama (SP) e Ivens Fontoura (PR), avaliou os 468 projetos inscritos de todo país. Entre os 127 projetos classificados, 32 disputaram a final do Prêmio. Os critérios de seleção são originalidade, concepção formal, inovação tecnológica, adequação ao mercado, viabilidade industrial e impacto ambiental.

O Prêmio Sebrae Minas Design conquista espaço entre as mais renomadas premiações do setor no Brasil. Na 1ª edição, em 2008, foram mais de 120 projetos inscritos, 56 trabalhos finalistas e 12 vencedores. O Prêmio tem como objetivos disseminar a importância do design para pequenas e micro empresas, aproximar designers e gerar negócios.

Segundo Roberto Simões, presidente do Sebrae-MG, o número de inscrições e a qualidade dos projetos recebidos nas duas edições reforçam a importância da iniciativa. “Um exemplo disso é o banco Ianomâmi, um dos projetos vencedores da 1ª edição do Prêmio. A peça étnica criada pelos designers paraibanos Sérgio Matos e Anny Isabelle de Araújo Ramalho foi exposta no mais importante evento de referência mundial em design e inovação, o Salão Internacional do Móvel 2010, em Milão, na Itália”, acrescenta.

Em 2010, os projetos sugeriram idéias inovadoras para os polos produtivos de Minas Gerais nos setores de ardósia, na região de Papagaios; calçados, em Nova Serrana; eletroeletrônico, em Santa Rita do Sapucaí; móveis, em Ubá e região. Outra possibilidade de participação foi o desenvolvimento de trabalhos que indicassem novas formas e funções para resíduos destes setores e para a indústria da construção civil.

Os vencedores.:Categoria profissional: Conjunto de equipamentos para redução do consumo de energia de aparelhos em standy by - Os designers e sócios Milton Azevedo Neto e Cristiano Antônio Magalhães Paulino Pereira desenvolveram a linha ECO de equipamentos, vencedora no setor de eletroeletrônicos. Ela é composta por três produtos: Régua, Controle e Dispositivo Individual. As peças são confeccionadas em termoplástico e reduzem o consumo de energia de aparelhos em standy by.. “Criamos um projeto que une organização, sustentabilidade e uso consciente de energia. Esta linha reduz em até 30% o consumo mensal. O cliente pode ter a comodidade de deixar os aparelhos eletrônicos como TV, DVD e outros em standy by e ainda economizar”, afirma Milton Neto. O conjunto foi avaliado e sua produção está sendo negociada por empresas mineiras.

Milton atua na área de design de produtos para eletroeletrônicos há oito anos. Ao lado de Cristiano, comanda o escritório de design GrãoStudio, em Minas Gerais. | Milton: (31) 8863-7751 e (31) 3492-9693.

Perfil- O Permea, projeto vencedor no setor de Resíduos da Construção Civil, foi idealizado pela designer e arquiteta Natália Mara Arreguy. O piso permeável, elaborado para as áreas externas, permite a passagem de água e contribui para o lençol freático. De acordo com a designer, o piso substitui a brita, pedra comum usada em outros concretos, por restos de tijolo, reboco de parede e azulejo. “Ele é colorido com pigmentos naturais de calcário, possui diversas formas e serve como um piso tátil para as pessoas com deficiência visual. Outra vantagem é que não precisa ser assentado com argamassa. Pode ser facilmente trocado sem que seja quebrado”, explica Natália. A designer atua na área de paisagismo e design de superfície há um ano. Natália: (31) 8813-7901 e (31) 3375-1361

Poleirinho Estante - Pensando no lúdico, os designers e sócios, Rodrigo Braga França, Ulisses Andrade Noronha Neuenschwander Penha e Frederico Mendes Teixeira criaram o poleirinho, projeto vencedor no setor de Móveis. A estante, que funciona como peça decorativa e porta-treco, foi desenvolvida após pesquisas no mercado consumidor de Ubá. Segundo Rodrigo, a maioria dos móveis fabricados na região são similares. “Pensamos em criar algo diferenciado, destinado ao público jovem. O Poleirinho é produzido em madeira pinus de reflorestamento. A peça é um mix de cores, funcionalidade e design moderno. O designer Rodrigo atua há três anos na área de móveis, produtos e objetos para casa. É proprietário, junto com os colegas da equipe, do escritório Notus Design. No II Prêmio Sebrae Minas Design, os designers tiveram 3 projetos classificados e dois finalistas. Na 1ª edição, o designer Rodrigo Braga França conquistou o 1º lugar no Setor de Alumínio, com a criação da linha de panelas Aviador. Rodrigo: (31) 8893-8929 e (31) 3088-3314.

Banheira Icon- Um ícone para o setor. Essa é a definição do projeto vencedor no Setor de Ardósia. Criada pelos designers Gilberto Almeida Júnior, Fernando Rezende Faria e Thiago José Porto de Souza, a banheira é uma novidade na região de Papagaios. Segundo Gilberto Almeida, a idéia da banheira surgiu como um complemento de decoração. “Pensamos em dar um novo sentido para a ardósia. Sempre encontramos telhas, pias e pisos produzidos com o material. A banheira será um complemento decorativo.” Com design moderno, a peça é produzida em ardósia, com laterais de vidro. “Optamos em colocar placas de vidros nas laterais para deixar a banheira mais leve e com melhor visibilidade. Além disso, ela não é simétrica, o usuário pode deitar ou sentar confortavelmente de acordo com o lado”, acrescenta. Os vencedores são especialistas em design de móveis e sócios no escritório Kzar. A equipe enviou 14 projetos para a 2ª edição do Prêmio: seis foram classificados e três finalistas. Na 1ª edição, os três e o designer André Rezende Rocha venceram o Prêmio no Setor de Aço Inox, com o projeto Abrigo de Ônibus.Gilberto: (31) 8812-9129 ou (31) 3464-9129.

Lizard - Inspirado em animais do deserto, como o lagarto, o projeto desenvolvido pelos designers Fabiano Caixeta D’Alcântara, Thiago Fonseca dos Reis e Rodrigo Wagner Araújo foi o vencedor do Setor Calçados. Segundo Fabiano Caixeta, o Lizard é próprio para a prática esportiva na areia. “Pensamos em criar um produto que beneficiasse as pessoas que praticam corridas e outros esportes na areia. Ele é um calçado confortável, feito com material maleável, ajustável completamente ao pé, o que impede a entrada de areia. Uma novidade no polo de Nova Serrana”, explica. Fabiano atua desde 2005 com design de produto. Ao lado dos companheiros de equipe, comanda a empresa Ikone Design.Fabiano: (31) 9197-9850.

Categoria Estudante.: Calçado para motociclistas- Os estudantes de Design de Produto da UEMG Emanuel Lucas Neves, Danilo Gomes Ribeiro e Sérgio Junio da Silva desenvolveram um tênis especial para os motociclistas urbanos. O produto é impermeável, para impedir que a sujeira e a água de chuva danifiquem o sapato. Para a confecção do tênis são usadas as mesmas técnicas de produção de uma roupa de mergulho, que consiste basicamente em costura e colagem de materiais poliméricos. A sola é fabricada pelo processo de injeção, fixada na estrutura principal que é de Neoprene. Segundo Emanuel Lucas, a maleabilidade do produto permite ajuste ideal aos pés e facilidade de armazenamento em mochilas ou compartimentos da moto. “Mapeamos as principais necessidades e criamos um produto diferenciado”, garante o estudante.Na 2ª edição do Prêmio, os alunos tiveram três projetos finalistas (dois vencedores) e dois classificados. Na 1ª edição, os estudantes Emanuel e Danilo, ao lado de Carolina Corrêa Araujo, participaram da criação de um Utensílio Gourmet, vencedor do setor de Pedra-Sabão para o pólo de Ouro Preto. Emanuel: (31) 3387-4850 ou (31) 9817-3299.

Nobreak- Os mesmos criadores do calçado para motociclistas também conquistaram o prêmio na categoria Eletroeletrônico. O Nobreak, desenvolvido pelos estudantes Danilo Gomes Ribeiro, Emanuel Lucas Neves e Sérgio Junio da Silva, é um aparelho portátil, dinâmico e que garante o compartilhamento de fontes simultâneas de energia. De acordo com Danilo Gomes, o produto otimiza a ligação de vários aparelhos eletrônicos no mesmo espaço e seu formato é uma nova aposta no mercado. “É importante participar dessa iniciativa do Sebrae- MG. A proposta do concurso resulta em um panorama quantitativo e realista das possibilidades de inserção do design nas micro e pequenas empresas dos pólos produtivos participantes”, afirma.Danilo: (31) 3387-4850 ou (31) 8328-7977.

Gota - O estudante de Desenho Industrial com habilitação em Design de Produto da FAAP, Lucas Wilkinson Gras, conquistou o prêmio no setor de Resíduos, com a criação de um porta-sabonete em formato de gota. O produto é confeccionado com ardósia, tem pé de borracha e uma grelha de alumínio. Lucas participou do projeto desenvolvido nas aulas de Ecodesign, ministradas pelo professor e coordenador do curso de Desenho Industrial da FAAP, Milton Francisco Júnior, e de Projeto de Produto, disciplina lecionada pelo professor Edison Barone. Após uma apresentação do Sebrae-MG, os professores sugeriram que os alunos desenvolvessem produtos inovadores por meio de resíduos. Os projetos valeram nota e deviam estimular o consumo consciente e a inclusão social. Mais de 50 alunos da FAAP participaram do II Prêmio Sebrae Minas Design. “Apresentei um produto ao professor Milton, mas ele sugeriu que eu inscrevesse outro trabalho. Fiz o projeto Gota em uma semana. Não esperava que fosse finalista”, conta Lucas. De acordo com o estudante, a conquista do prêmio pode ser o primeiro passo para o ingresso no mercado de trabalho. Lucas: (11) 3666-5693.

Perfil- O Abstrak, projeto vencedor do setor Móveis, é multifuncional. Idealizado pelos estudantes de Design de Produto da UEMG, Daniel Bahia Contijo, Fernando Henrique Moraes e Ravi Ballardi Tavares dos Santos, o móvel é abstrato e se adapta em qualquer ambiente. Segundo Daniel, o Abstrak pode ser usado como aparador, revisteiro, mesinha de canto, porta objetos ou como o usuário preferir. “Pensamos em um produto compacto e flexível, destinado a pessoas que não têm muito espaço em casa. Ele é produzido por chapas cortadas de MDF. De acordo com a posição, passa a impressão de possuir várias formas geométricas e orgânicas, uma metamorfose”, conclui. Na primeira edição do prêmio, o conjunto para café produzido em pedra-sabão pelo estudante foi classificado e participou do catálogo e da exposição. Daniel: (31) 3403-2691 ou (31) 8736-1790.

Cuba Vitalitá - As estudantes de Design de Produto da UEMG, Bárbara Luiza Viegas Paulo e Julia Macieira Lawton criaram a Cuba Vitalitá, projeto vencedor no setor de Ardósia. O objeto possui formas orgânicas nas laterais e tronco em formato de pirâmide. De acordo com Bárbara, a intenção do trabalho é estimular produções inovadoras em peças de ardósia para a região de Papagaios. Essa é a primeira vez que a estudante participa de uma premiação na área. “Soube da 1ª edição do Prêmio, mas achava que ainda não estava preparada para apresentar um bom projeto. Na segunda edição inscrevi cinco produtos, dois foram finalistas e três classificados. Tenho cinco trabalhos expostos no catálogo do Sebrae-MG”, comemora a estudante.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira