Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2010 - 08:10

Brasil figura como destaque em produção de petróleo em relatório dos Estados Unidos

Rio – O Brasil apareceu pela primeira vez no relatório de longo prazo da US. Energy Information Administration (EIA), a agência americana de planejamento energético, como uma das principais promessas de crescimento da produção de petróleo até 2035. O diretor-geral da EIA apresentou as projeções nesta quarta-feira, último dia da 33a. edição do IAEE's Rio 2010 International Conference, o mais importante evento mundial de economia e política da energia.

O Brasil figura ao lado do Cazaquistão e da Rússia liderando o crescimento da produção no grupo de países que não integram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), com uma produção de cerca de 6 milhões de barris por dia (bpd) em 2035, um incremento de 4 milhões de bpd sobre a produção atual. Esse volume aproxima-se do adicional proveniente da Arábia Saudita (5 milhões de bpd), cuja produção passará de cerca de 10 milhões de bpd para em torno de 15 milhões de bpd.

Além do aumento da produção de petróleo, Newell destacou também o etanol e o biodiesel como responsáveis por elevar o País a um patamar de destaque no cenário energético mundial.

O IAEE's Rio 2010 International Conference reuniu desde segunda-feira mais de 500 especialistas de 49 países nos segmentos de economia e política da energia para debater o tema “Futuro da energia: desafios globais, soluções diversas”. Foram 12 mesas temáticas, 68 sessões paralelas, durante as quais foram apresentadas 325 pesquisas de ponta.

“O evento aconteceu em um momento em que o setor de energia está em evidência com acontecimentos que estão repercutindo em todo o planeta. Durante as discussões, foi possível perceber a diversidade de análises, o que ajudou a enriquecer o debate internacional”, afirmou Helder Queiroz, pesquisador do Grupo de Economia da Energia do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do programa da Conferência.

A realização do evento teve como objetivo avançar na aplicação da economia na esfera da energia e no conhecimento das propostas mundiais. No Brasil, a IAEE tem parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP) e com a Associação Brasileira de Estudos em Energia (AB3E). O evento contou ainda como o apoio do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Unicamp (Nipe), do Ministério de Minas e Energia, da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e do Consulado dos Estados Unidos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira