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13/06/2007 - 09:01

SIMON Holding inaugura Centro de Educação no Brasil

Projeto com foco na formação profissional de jovens e adolescentes de Pernambuco é integralmente financiado pela multinacional espanhola.

Por decisão de seus acionistas, a SIMON Holding, multinacional do setor de material elétrico, fundada há 91 anos e com matri z em Barcelona, na Espanha, destina parte de seu faturamento a projetos que possam contribuir, sobretudo, com a educação e formação profissional de jovens e adolescentes de comunidades carentes em situação de risco social.

A ação faz parte do projeto SIMON Education Found (SEF), criado em 2001, e que tem alcançado resultados altamente positivos em diversos países. Com a meta de melhorar a qualidade de vida de adolescentes e familiares e promover a defesa aos direitos da infância e adolescência, o projeto social do Grupo SIMON chega ao Brasil e, no próximo dia 16 de junho, será inaugurado um Centro Educacional em Jaboatão dos Guararapes, município de Pernambuco.

O projeto brasileiro é totalmente financiado pela SIMON Holding e abrangerá a realização de cursos de formação profissional, incluindo inserção no mercado de trabalho, instrução aos jovens sobre os direitos e deveres trabalhistas, além de acompanhamento e tratamento psicológico.

Dada à importância desse tipo de ação na gestão do grupo SIMON, estarão presentes no evento, o Diretor Geral da SIMON Holding, Javier Torra Balcells, além de membros da família SIMON, Francisco Javier de Trinchería, Arturo de Trinchería e Silvia Serra. Os executivos ficarão no Brasil por aproximadamente quatro dias e, em seguida, visitarão outro projeto social em andamento, na região de Cochabamba, na Bolívia.

Crescimento econômico e humanitário - Estes projetos demonstram a visão do Grupo SIMON, que acredita que a sua expansão internacional, principalmente em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, vai além da instalação de plantas industriais e a comercialização de produtos. “O grupo tem como missão contribuir com o crescimento econômico e humanitário de comunidades carentes onde jovens e adolescentes possuem muitas dificuldades para ter acesso à educação e, posteriormente, ao mercado de trabalho, tornando-se excluídos do meio social”, destaca o Diretor Geral da SIMON Brasil, Benedito Augusto Arruda. Ele explica que, com este intuito, a SIMON Holding apóia projetos que possam garantir auto-suficiência, durabilidade e sustentabilidade a médio e longo prazos, sobretudo os de cunho educacional. Para isso conta com o apoio e a gestão de organizações profissionais no campo da cooperação internacional.

Em Pernambuco, o projeto contará com o trabalho da ONG Intermón Oxfam, que terá como foco a capacitação e o desenvolvimento de habilidades profissionais dos adolescentes, especialmente no setor turístico. "Um projeto baseado na crença de que a formação é um elemento básico para o desenvolvimento e que as empresas do mundo industrializado devem ser capazes de contribuir para o progresso dos menos favorecidos", diz Arturo de Trinchería, representante da família no projeto SIMON Education Found. "Sempre tivemos vocação na área de ensino, apoiando escolas e cursos de formação. Achamos que isso é imprescindível para conseguir uma mudança", completa Trinchería.

Para a organização Intermón Oxfam o trabalho conjunto com a SIMON Holding também é resultado de uma parceria importante e que confirma os benefícios que podem ser gerados através de alianças estratégicas como estas, pois não se trata de uma doação pontual, mas sim um trabalho baseado na confiança mútua.

Outros projetos - O primeiro projeto social colocado em prática a partir da criação do SIMON Education Found (SEF) foi entre 2001 e 2002 na Etiópia. Com a construção de um centro de formação profissional e cursos focados nas áreas de eletricidade, carpintaria, soldas e automecânica, o projeto contribuiu para a inserção de 150 jovens no mercado de trabalho. Entre 2002 e 2003, no Peru, a ação social teve como foco o desenvolvimento na região de Valle de Cusco, através da concessão de microcréditos para a formação empresarial. Os resultados foram bastante positivos com a formação de 66 jovens microempresários, 60 empresários na área madeireira e 42 artesãos em joalheria e cerâmica. Além disso, foram assinados 775 contratos de trabalho e foi criada uma nova especialidade de formação empresarial: restauração de móveis de madeira.

Em janeiro de 2004, o Grupo SIMON Holding empregou recursos na construção de um instituto técnico superior na cidade de Trinidad, na Bolívia, para atender a população jovem vinda da zona rural. O objetivo foi atender a demanda insatisfeita de formação de mão-de-obra técnica, possibilitando a entrada de jovens no mercado de trabalho industrial. Os cursos de nível técnico médio e superior se baseiam em três pilares: proposta curricular atualizada e especializada, equipamentos modernos e docentes qualificados. Este projeto representa a etapa inicial da instalação de centro politécnico com 12 cursos, sendo o primeiro deles na área de eletricidade.

Com início em agosto de 2005, a Bolívia recebe novamente um projeto do Grupo SIMON, desta vez em Cocaraya, a 30 km do município de Cochabamba, onde está em construção o Centro Piloto de Educação Tecnológica. O emblemático Colégio Juan XXIII, fundado em 1964, e no qual necessita-se complementar a atual infra-estrutura e atualizar os equipamentos para consolidar seu prestígio na realização de experiências educativas inovadoras, abrigará o novo centro de educação, que deve se tornar uma referência no meio sociocultural boliviano.

Em 2006, o SIMON Education Found beneficiou a Nicarágua. Naquele país foi implantado um centro de reabilitação agroecológica e de segurança da alimentação para comunidades camponesas do município de Condega, projeto que tem como objetivo contribuir para que as famílias carentes diversifiquem seus recursos e passem a ter maior segurança alimentar e nutricional.

Responsabilidade Social - Como uma empresa familiar com 90 anos de história, a SIMON Holding fundamenta sua trajetória nos valores da fidelidade, compromisso e desenvolvimento tanto interno, dos colaboradores, como das sociedades nas quais possui atuação. Por isso, o compromisso social a longo prazo inclui o respeito às condições socioeconômicas e ao meio ambiente como a única política sustentada e duradoura que empresas industriais com vocação de líderes podem adotar.

Em 2006, o Grupo SIMON estabeleceu um Código Ético e de Comportamento para os colaboradores do Grupo em nível mundial. Mais do que naturalmente garantir o estrito respeito pelos Direitos Humanos por parte das empresas do grupo, o código traz as bases para o cumprimento das políticas de não-discriminação e de garantia das condições de trabalho de acordo com os Dez Princípios do Pacto Mundial das Nações Unidas, o qual a SIMON Holding apóia integralmente.

São eles: As empresas devem apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos proclamados internacionalmente no seu âmbito de influência; certificar-se de que não são cúmplices em violações dos direitos humanos; apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento do direito à negociação coletiva; apoiar a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou realizado sob coação; apoiar a abolição efetiva do trabalho infantil; eliminar a discriminação no domínio do emprego e da atividade profissional; apoiar uma abordagem cautelosa dos problemas ambientais; fomentar iniciativas que visem promover uma maior responsabilidade ambiental; incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias favoráveis ao ambiente; trabalhar contra a corrupção em todas as suas formas, incluindo extorsão e suborno.

Perfil da SIMON Brasil - Converter tecnologia em conforto e segurança é a marca da SIMON, empresa fundada em 1916, com sede em Barcelona – Espanha. No biênio 2005 e 2006, a matriz investiu R$ 20 milhões para implantar sua unidade fabril no Brasil, no município de Diadema (SP), e produzir interruptores e tomadas para instalações prediais para o mercado nacional e, posteriormente, para a América Latina. A filial brasileira, que ocupa uma área construída de 5 mil m2, iniciou suas operações (produção e vendas) no primeiro semestre de 2006. Seu moderno parque fabril conta com equipamentos de última geração – nacionais e importados -, que devem processar cerca de 110 toneladas de termoplásticos e 34 toneladas de produtos metálicos até o final de junho de 2007, quando completa seu primeiro ano de atividades. A SIMON Brasil conta com cerca de 80 funcionários e 70 representantes em todo o País, e comercializa seus produtos em aproximadamente 600 pontos-de-venda. No segundo ano de atividades, a empresa planeja ampliar suas vendas para 1500 pontos-de-venda, mas a meta é ultrapassar 2500 revendas de materiais de construção e de materiais elétricos. Até o final do primeiro semestre de 2007, tem como meta um faturamento de cerca de R$ 8 milhões. Para os próximos dois anos, motivados pela ampliação do número de pontos-de-venda e de suas linhas de produtos no mercado nacional, projeta um faturamento 70% superior ao atingido em 2006 e 40% do total alcançado em 2007.

SIMON Holding - Coordenadas pela sede central, em Barcelona (Espanha), a SIMON Holding lidera um grupo industrial formado por mais de 20 empresas, que ocupam posição de destaque nos mercados de Material Elétrico, Automação Residencial, Iluminação, Conexões para Voz, Dados e Imagens, Disjuntores, e toda a linha de Cabeamento Estruturado e Eletrônica. Possui presença ativa, com fábricas e filiais em mais de 50 países, além de representantes nos cinco continentes. No final da década de 90, a SIMON Holding deu um salto qualitativo que resultou em quatro implantações produtivas no exterior: Marrocos, China, Argentina e Brasil. Atualmente, o Grupo SIMON possui fábrica também nos seguintes países: Espanha, França, Portugal, Turquia, México, Rússia, Ucrânia, Polônia, Itália e Índia. O Grupo, que surgiu na cidade de Olot, na Espanha, conseguiu alcançar, ao longo dos seus mais de 90 anos, uma dimensão importante com a diversificação de produtos e expansão internacional. Atualmente, possui cerca de 3500 colaboradores, sendo que cerca de 55% estão fora da Espanha. Em 2006, atingiu um volume de negócios de 310 milhões de euros - 19% maior se comparado ao ano anterior. No território brasileiro está presente desde 1999, com a aquisição da Tecnowatt, empresa fundada em 1967, em Belo Horizonte (MG), que é uma das líderes de mercado no segmento de iluminação e exporta seus produtos para mais de 15 países.

*SIMON Materiais Elétricos e Eletrônicos telefone (11) 3437.8100 | SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) (11) 3437.8116 (SP) e 0800.727 8107 (demais localidades) | www.simonbrasil.com.br | www.simonholding.es

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