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10/06/2010 - 09:35

Renato Trindade, presidente da Bridge Research, debate mobilidade e convergência no CIAB FEBRABAN

Considerado o maior evento do setor financeiro da América Latina, o CIAB FEBRABAN (Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras) – que em sua 20ª edição tem por tema a Geração Y – contará com um talk show sobre mobilidade e convergência, mediado por Ethevaldo Siqueira e Dani Braun, com as participações de Renato Trindade, presidente da Bridge Research, e Ricardo Guerra, diretor de Sistemas de Canais de Atendimento do Itaú Unibanco. O evento acontece nesta quinta-feira (10/6), das 11 horas às 12h30, no Transamérica Expo Center (Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387).

São Paulo – Com o tema Geração Y, a Federação Brasileira de Bancos está realizando, de 9 a 11 de junho, a 20ª edição do CIAB FEBRABAN – evento que reunirá em São Paulo cerca de 1,5 mil congressistas e mais de 100 conferencistas. Considerado o maior evento do setor financeiro da América Latina e um dos maiores do mundo, o Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras contará com um talk show sobre mobilidade e convergência. Mediado por Ethevaldo Siqueira e Dani Braun, o bate-papo acontece nesta quinta-feira (10/6), das 11 horas às 12h30, no auditório Linha de Negócios, do Transamérica Expo Center (Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387), com as participações de Renato Trindade, presidente da Bridge Research – empresa de pesquisa que tem foco na prestação de serviços de inteligência na área de tecnologia – e Ricardo Guerra, diretor de Sistemas de Canais de Atendimento do Itaú Unibanco. Mais informações sobre o CIAB FEBRABAN podem ser obtidas no site www.ciab.org.br

Pesquisas sobre a Geração Y integram o trabalho permanente da Bridge Research, de estudar o comportamento das pessoas e as diferenças entre as diversas gerações frente à evolução do mercado consumidor. “É importante estar atento à evolução das diferentes gerações tecnológicas, qual o seu ponto de ruptura e como se movimentam os early adopters de novas tecnologias”, destaca Trindade. Social networking é outra área que está no radar da Bridge Research, envolvendo a Web 2.0 com os seus blogs, fotologs, wikis, twitter e o que reúne o Consumer-Generated Media, ou a informação criada e divulgada pelos próprios consumidores, com análises de impacto, imagem, credibilidade, etc. “Para analisar, é essencial diferenciar essas novas tecnologias. Entre as redes sociais, por exemplo, é preciso especificar bem o que são redes de relacionamento como Orkut e MySpace, e como interagem com os sistemas de mensagens instantâneas como MSN e Messenger, uma vez que estamos falando de duas redes com finalidades distintas”, diz Trindade.

Geração Y & Bancos - Um estudo institucional conduzido pela Bridge Research mostra que a Geração Y está mudando globalmente a forma de fazer negócios e se comunicar. Segundo Renato Trindade, os Y´s (indivíduos nascidos entre 1978 e 1990) possuem uma nova forma de ver e de atuar no mundo; novos valores e comportamentos desenvolvidos a partir da integração da tecnologia ao cotidiano, uma vez que cresceram jogando videogame e ouvindo música na internet. “Características como valorização do jovem e da juventude, além de forte influência da cultura do hedonismo estão presentes nos jovens Y, que são autores da maioria dos blogs e gestores de comunidades nas redes sociais”, afirma o executivo.

A pesquisa mostra que embora existam semelhanças comportamentais entre os integrantes dessa geração, há diferenças que são determinadas pelo poder aquisitivo e pelo nível social. Essa diferenciação pode ser verificada nos resultados da pesquisa, na análise dos locais de compra, frequência das viagens e de consumo, posse de itens de conforto e velocidade de acesso a novidades. O executivo detalha que a idade também é um divisor de águas. Os nascidos entre 1978 e 1980 apresentam mais responsabilidade, maior estrutura de gastos, valores da Geração Y menos cristalizados, dão maior valor à visão da família e aos estudos. Os que nasceram entre 1990 e 1995, estão mais atrelados aos valores da Geração Y, têm menor estrutura de gastos e maior envolvimento com tecnologia e inovação.

Os valores que permeiam a Geração Y como um todo, de acordo com a pesquisa, são velocidade, liberdade, consumo, individualidade e tecnologia. “Esses valores se confundem com a própria pós-modernidade desses jovens, que são impulsivos, têm baixa reflexão e são incansáveis na busca por inovação”, afirma Trindade, acrescentando que se trata de uma geração repleta de oposições – valorizam a liberdade, mas buscam e testam limites; são liberais para o consumo e novidades, mas conservadores sociais; pensam em trabalho como meio de ganhar dinheiro, mas desconhecem planos de carreira; trabalho é remuneração, mas buscam o reconhecimento rápido; pensam no aqui e no agora, mas querem oportunidades futuras; amam a internet e a tecnologia, mas não gostam da impessoalidade do atendimento eletrônico ou via e-mail.

Quando o tema é banco, as associações dos Y´s não são muito diferentes. Os grandes bancos são associados à visibilidade – quanto mais propaganda, maior a sensação de que se trata de um banco grande –, quantidade de agências espalhadas pela cidade e número de caixas eletrônicos. Apontam como mais fortes e sólidos Itaú e Bradesco; os estatais Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil são associados a marcas fortes, mas menores do que os bancos privados citados. O caráter internacional do HSBC, Santander Banespa, Citibank e Banco Safra confere, na percepção da Geração Y, prestígio. Os principais fatores para a abertura de conta corrente são: “a empresa onde trabalho abriu a conta”; “meus pais escolheram o banco”; “fácil acesso e quantidade de caixas e agências espalhadas pela cidade”; e “facilidade para abrir a conta, não houve necessidade de comprovar renda”.

Perfil- A Bridge Research é uma empresa de pesquisa de mercado com foco na prestação de serviços de inteligência na área de tecnologia, especialmente telecom, baseada no tripé expertise, aplicação de tecnologia avançada e profundo envolvimento no entendimento da demanda dos clientes e na entrega e análise dos resultados. A Bridge é forte aliada das empresas na definição de estratégias de negócio. Ao investir no conhecimento da vida das empresas, a Bridge Research é capaz de aprofundar e particularizar o projeto de pesquisa, para que de fato reflita as necessidades de negócio. O approach diferenciado inclui o acompanhamento da pesquisa pelo cliente no decorrer do processo. O profundo conhecimento da vida das empresas e o acompanhamento do processo são valores fortemente priorizados pela Bridge Research. [www.bridgeresearch.com.br]

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