Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2010 - 09:35

Tecnologia pode identificar quem depositou dinheiro falso no caixa eletrônico

G&D Lobby 90 realiza de forma segura e confiável a coleta de depósitos de cédulas em maços através da contagem e identificação de autenticidade das cédulas no momento da sua coleta nos caixas eletrônicos.

A tecnologia da Giesecke & Devrient Brasil, que pode identificar quem depositou dinheiro falso no caixa eletrônico estará presente à CIAB FEBRABAN no stand da Perto (Rua D3 e D4), a partir de uma parceria entre ambas as empresas para o fornecimento de um equipamento da Perto dotado da tecnologia G&D que realiza de forma rápida, segura e confiável a coleta de depósitos de cédulas em maços através da contagem e identificação de autenticidade das cédulas no momento da sua coleta nos caixas eletrônicos. O novo produto, batizado de G&D Lobby 90, vem sendo amplamente utilizado pelas maiores instituições financeiras de países da Europa, Estados Unidos, China e Rússia e irá aumentar a produtividade e a segurança nos serviços de processamento de cédulas de dinheiro em todo o Brasil.

O GD Lobby 90 tem capacidade de processar uma coleta de depósito composta de 100 cédulas em até 30 segundos e garante a redução dos custos atuais com transporte e processamentos de numerário, uma atividade que demanda altos custos operacionais e de segurança, envolvendo o transporte, manuseio e processamento de valores. Sua elevada tecnologia já se encontra integrada às ATM’s dos mais tradicionais integradores globais, contando atualmente com mais 20 mil unidades instaladas em todo o mundo. A meta da Giesecke & Devrient é chegar a 20 mil unidades no Brasil, estimando 8 mil nos primeiros cinco anos e o restante nos cinco anos seguintes.

O novo equipamento foi projetado para processar depósitos de cédulas em maço a uma velocidade de processamento e transporte de seis cédulas por segundo e possui dispositivos e arquitetura inteligente contra vandalismo ou tentativa de utilização de dinheiro falso durante a transação de depósito, com sensor de alta acuidade para reconhecimento de característica física e de autenticidade em até 1500 pontos de cada cédula.

Um dispositivo “scrow” permite que cédulas sejam armazenadas temporariamente e a transação somente seja concluída quando confirmada pelo cliente na hora do depósito. O cliente pode aceitar ou não o que é informado pelo GD Lobby 90 e tomar a decisão de interromper uma transação, caso lhe sejam informados valores diferentes do declarado no ato do depósito. “Na Europa há bancos que optaram por orientar ao equipamento GD Lobby 90 a reter as cédulas com problemas de autenticidade, informando ao cliente e à instituição financeira todo o histórico do procedimento, com todos os detalhes das notas em questão. Imaginamos que no Brasil, por uma questão de legislação e cultura, os bancos poderão optar apenas por informar ao cliente e devolver as notas com problemas”, comenta Flamarion Pirtouscheg, diretor presidente da Giesecke & Devrient Brasil (GD Brasil). “Porém, entendemos que a retenção das notas deverá ser adotada assim que toda a solução de deposito on-line for implementada em grande escala pelo sistema bancário”, afirma o executivo.

Rastreamento dos depositantes - Atualmente, não existe um equipamento e um software de rastreamento incorporado no próprio mecanismo das máquinas existentes que possa afirmar que uma nota falsa foi ou não depositada por um cliente.

O novo equipamento Lobby 90 pode ser fornecido com o software PIDSY (Post Identification System) que faz o rastreamento de cédulas em qualquer ponto do processo, ou seja, permite a impressão digital da cédula e do depositário de origem. Caso o maço tenha alguma nota falsa, por exemplo, o software informa à instituição bancária ou empresa processadora quem é autor do depósito realizado. Este recurso evita que gangues especializadas se utilizem de caixas eletrônicos para a lavagem de dinheiro falso a partir de depósitos em ATMs.

O Lobby 90 no mercado brasileiro é resultado da larga experiência da Giesecke & Devrient no mercado mundial de emissão e processamento de moeda para governos da Europa durante 150 anos de existência da companhia. “Temos um importante conceito relacionado a cédulas, ou seja, a necessidade de um NQA (Nível de Qualidade Assegurada) para as cédulas, garantindo que o Meio Circulante Brasileiro apresente uma padronização de cédulas em circulação, considerado atualmente como um item fundamental para o êxito da implantação desta tecnologia em todos os segmentos”. [www.gi-de.com]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira