Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2010 - 09:49

Cuidando da própria casa

O século XX foi um marco da industrialização acelerada e da concentração de capital, responsáveis pela devastação brutal dos recursos naturais e por uma assimétrica distribuição da riqueza produzida. Por isso, nós que vivemos no século XXI temos dois desafios urgentes: tentar, senão reverter, ao menos minimizar esses efeitos danosos ao meio ambiente; e propiciar uma maior distribuição de renda.

Uma simples consulta ao dicionário nos mostra que a economia e a ecologia não são necessariamente excludentes. Numa primeira acepção, “economia” significa “gerenciamento de uma casa, especialmente das despesas domésticas; ciência que estuda os fenômenos relacionados com a obtenção e a utilização dos recursos materiais necessários ao bem-estar; aproveitamento racional e eficiente de recursos materiais”. E a ecologia tem a mesma raiz grega de economia, “oîkos” (“casa”), ampliando a ideia original do ambiente “doméstico” para “relações das comunidades humanas com o meio ambiente” e as “relações recíprocas entre o homem e seu meio moral, social, econômico”. E se a economia e a ecologia têm a mesma raiz linguística, elas podem se conciliar concretamente, como mostra a experiência de desenvolvimento sustentável levada a cabo por vários países. E o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, é uma oportunidade para refletir sobre o que, efetivamente, estamos fazendo para conjugar esses princípios.

A cidade de Jacareí preparou uma extensa programação com este objetivo. Realizamos a Semana do Meio Ambiente com uma série de eventos que vão desde dinâmicas com crianças a roteiros turísticos – incluindo visitas ao Viveiro Municipal e às obras do projeto Turi Limpo (que vai elevar o índice de tratamento de esgoto da cidade de 20% para 70%).

O programa também inclui uma integração com áreas verdes do município, com oficinas de yoga, tai chi chuan e origami no Parque da Cidade, além de palestras e discussões técnicas sobre políticas de resíduos sólidos e saneamento e plantão de dúvidas sobre a gestão e reciclagem do plástico, resíduos eletrônicos e óleo, em parceria com o CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também estará expondo trabalhos de educação ambiental e plantas medicinais, realizados com as crianças da rede municipal de ensino.

Aqui, a questão educacional ganha valor preponderante em todos os níveis, aproveitando parcerias com as mais diversas entidades e o Governo Federal. Ao mesmo tempo em que exigimos a ampliação dos programas de educação ambiental envolvendo as crianças do ensino fundamental, a partir de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com empresas como a Fibria, temos perspectivas concretas de ampliar a qualificação e a formação profissional dos mais jovens, com investimentos e parcerias como a ampliação do Senai de Jacareí e a vinda da Escola Técnica Federal.

Jacareí tem, em mãos, uma legislação atraente para novos investimentos. Nossa moderna Lei de Incentivos Fiscais, por exemplo, que certamente atrairá empreendimentos de porte para a cidade, de nada valeria se não fosse baseada nesses fundamentos básicos. São fatores fundamentais que nos permitem falar de sinergia entre “economia” e “ecologia”, proporcionando um modelo de desenvolvimento econômico sustentável – a partir da nossa própria “casa”.

. Por: Hamilton Ribeiro Mota, Prefeito de Jacareí (SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira